0045697780370

21393 palavras 86 páginas
O que é psicanálise?
O texto abaixo é do Vocabulário de Psicanálise, de Laplanche e Pontalis:
Disciplina fundada por Freud e na qual podemos, com ele, distinguir três níveis:
a) Um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito. Este método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito, que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode estender-se a produções humanas para as quais não se dispõe de associações livres.
b) Um método psicoterápico baseado nesta investigação e o especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a este sentido; exemplo: começar uma psicanálise (ou uma análise).
c) Um conjunto de teorias psicanalíticas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento.
Freud empregou inicialmente os termos análise, análise psíquica, análise psicológica, análise hipnótica, no seu primeiro artigo “As psiconeuroses de defesa”, de 1894. Só mais tarde introduziu o termo psycho-analyse num artigo sobre a etiologia das neuroses publicado em francês. Em alemão, Psychoanalyse figura pela primeira vez em 1986 em Novas observações sobre as psiconeuroses de defesa. O uso do termo “psicanálise” consagrou o abandono da catarse sob hipnose e da sugestão, e o recurso exclusivo à regra da associação livre para obter o material.

Freud deu várias definições de psicanálise. Uma das mais claras encontra-se no início do artigo da Enciclopédia publicado em 1922: “Psicanálise é o nome:
1) De um procedimento de investigação de processos mentais que, de outra forma, são praticamente inacessíveis
2) De um método baseado nessa investigação para o tratamento de distúrbios neuróticos.
3) De uma série de

Relacionados