004239772569

946 palavras 4 páginas
A Europa Medieval Sara R Soares1

A Idade media é o período histórico da Europa que se estendeu do séc. V d.c. ate o séc. xv, ou seja, da queda do império Romano do Ocidente em 476 ate a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453. Estes mil anos foram uniformes, podemos vislumbrar pelo menos dois momentos específicos a titulo de estudo: a Alta idade media (do século V ao sec. IX) e a baixa idade média (do sec. IX ao XV)
A alta idade média é um período de desconstrução e construções, neste tempo da historia europeia os homem tiveram que conviver com o fim do mundo que conheciam o mundo romano e, ao mesmo tempo com a construção de novo mundo, agora tendo como elementos as culturas germânicas e a igreja (Católica).
A baixa idade media é o período no qual, superados os momentos da integração dos dois mundos que se encontraram no inicio da idade media, o feudalismo. Que foi nascedouro da idade moderna (o renascimento do comercio das cidades, das universidades e grandes igrejas etc.).
Na sua divisão existia dos grupos, de um lado homem livres, com o poder das armas ou da igreja. Do outro os servos, mesmo com essa divisão podemos afirmar que existia três classes de homens, os trabalhavam, os oravam e os que guerreavam.
Quanto aos servos devemos afirmar que eles não eram escravos, não existia um dono, eles eram considerados não-livre mais porque eles estavam presos a terrar.
Feudalismo é uma palavra que carrega com se um peso negativo, que não é justo. Antes de qualquer explicação, é preciso que entenda que o feudalismo é um, sistema que pode ser minimizado ou considerado apenas em parte. Este sistema apoia-se no direito e não pode afastar-se, mas envolveu o meio de vida, força, fé, interesses, terra, divisão social tudo enquanto o ser é capaz de criar.
Dentre todas estas questões que envolvem este termo é primordial parra seu entendimento: sobrevivência, quase tudo no sistema feudal tem algo a ver com a questão da sobrevivência, seja a luta pela

Relacionados

  • 004239772569
    490 palavras | 2 páginas