003578292615

412 palavras 2 páginas
A Estatística Descritiva está relacionada com a organização e descrição de dados associada a cálculos de médias, variâncias, estudo de gráficos, tabelas, etc.. É a parte mais conhecida .
A Estatística Indutiva é o objetivo básico da ciência. A ela está associada, Estimação de Parâmetros, Testes de Hipóteses, Modelamento, etc..
No Cálculo de Probabilidades, está a essência dos modelos Não-Determinísticos e a corroboração de que toda inferência estatística está sujeita a erros.
A Amostragem é o ponto de partida (na prática) para todo um Estudo Estatístico.
Estatística - 11 o. Tipos de questões
Dois tipos de questões são usualmente empregados na redação de questionários: questões de múltipla escolha e questões de resposta aberta.
As alternativas em uma questão de múltipla escolha devem ser claras, mutuamente excludentes e quando pedirem opiniões, fornecer opções dos dois lados do assunto. Idealmente, as opções devem cobrir todas as respostas prováveis. Se, entretanto, muitas alternativas são apresentadas, elas podem não ser suficientemente claras e confundir o respondente no momento de sua decisão. A grande desvantagem de questões de múltipla escolha é que tendem a sugerir uma resposta, já que limita as respostas possíveis, impedindo o respondente de dizer exatamente o que pensa.
Este tipo de limitação não ocorre nas questões de resposta aberta, onde o entrevistado usa suas próprias palavras para responder à pergunta. Uma pergunta deste tipo produz uma grande gama de respostas que devem ser classificadas em grupo homogêneos antes que se possa fazer uma análise estatística. Esta classificação é uma tarefa difícil quando o número de respostas a serem analisadas é muito grande. Por isso, questões de resposta aberta são mais freqüentemente empregadas em estudos pilotos ou nos estágios exploratórios, quando se procura determinar que tipos de resposta aparecerão. Essas informações são então usadas na construção do questionário a ser utilizado na obtenção dos dados de

Relacionados