003211092461

4099 palavras 17 páginas
Adaptação de crianças na educação infantil
Elisandra Pereira dos Santos1
Resumo: Este artigo trata da questão da adaptação de crianças em uma instituição escolar da rede privada do município de Osório. É um processo de mudança e renovação na vida da criança, dos pais, familiares e professor. A criança pode apresentar inúmeros sentimentos como tristeza e insegurança entre outros. Tudo depende da recepção e planejamento da professora titular. Sendo assim se fez um estudo teorizado do assunto, usando como método a pesquisa qualitativa, com base em diário de campo e questionário realizado com as professoras.
Palavras-chave: Adaptação Escolar. Educação Infantil. Mudança na Vida da Criança.
Abstract: This paper spears about the children’s adaptation to a private school in Osório City. It is a process of change and renovation in the children’s of life. This parents relatives and teachers. The child can present several feelings as sadness and insecurity among others. All depends ond the titular teacher’s receptiveness and planning. Based on this situation it was done some theoretical study about this subject, using as method the qualitative research through notes and interviews done with teachers. Keywords: School Adaptation. Infantil Educacion. Changes of children’s life.

Introdução
Muitos autores nos falam sobre o processo de adaptação de criança, como este processo é doloroso tanto para os pais quanto para a criança e a professora. Ao longo da história da Educação Infantil, o processo de adaptação era encarado pelos profissionais como sendo um período de tempo e espaço onde os profissionais tinham como seu grande objetivo fazer a criança parar de chorar.
Como afirma Balaban (1988, p. 25), “a separação é uma experiência que ocorre em todas as fases da vida humana”.
A separação afeta as crianças. Afeta os pais. Faz brotar sentimentos nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião excitante ou também uma ocasião agradável. Junto

Relacionados