00296543276

3825 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA E LICENCIATURA EM LETRAS – 1º SEMESTRE
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ana paula de souza lima (409450) (analima_souza@hotmail.com) aRInei da silva pereira (418047) (cristianamaceno@hotmail.com)
CRISTANA DOS SANTOS MACENO (430461) (cristianamaceno@hotmail.com)
Dayana cristina martins da silva (409441) (day_charmosa_22@hotmail.com)

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

PROF. DR. LUIS ROBERTO WAGNER

Tucuruí , PA
2013
CONCEPÇÃO DE LEITURA
Desde o início de sua evolução o ser humano sentia necessidade de se comunicar através da linguagem e registro de seus costumes em forma de desenhos nas paredes das cavernas e até aos dias atuais pode-se observar os símbolos da cultura dos primórdios deixados como forma de comunicação.
A leitura simplesmente é a base para entendermos tudo, desde uma simples propaganda a uma prova de vestibular, por este motivo o Ministério da Educação determina que todas as escolas da rede municipal devesse adequar em seus estabelecimentos salas de leitura dando oportunidade aos alunos a terem acesso a novos tipos de leitura e assim exercitar a prática de leitura. É notório que sabe mais quem pesquisa e busca novas leituras, pois é primordial que o indivíduo sempre esteja atualizando seu pensar e assim tenha possibilidade de refazer seu pensar e ampliar o que já sabe.
Ser cidadão crítico significa participar da vida em sociedade. Será que isso é possível sem dominar e compreender a leitura e a escrita? A leitura e a interpretação são habilidades muito complexas que nos permite a compreensão mais clara do mundo. Os tempos de achar a biblioteca um local mágico, onde se poderia transformar em qualquer coisa, desde uma princesa de contos de fadas até um caçador de lobo mau, ficaram lá atrás na Educação Infantil. Ao longo das séries iniciais do fundamental, a leitura ganha outro estatuto, uma “obrigação”. Ler um livro serve apenas para fazer algum trabalho e os

Relacionados