002731309

1112 palavras 5 páginas
COLHEITA E BENEFICIAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS

No processo de produção de plantas medicinais existem muitas etapas importantes, mas é a colheita e o beneficiamento que garantirão a qualidade do produto final. A qualidade de plantas medicinais é expressa por um conjunto de características desejáveis tais como: cor, aroma, sabor, teor de umidade, teor de princípio ativo e ausência de fungos e insetos.
O mercado de plantas medicinais e aromáticas exige, cada vez mais, produtos de boa qualidade. No vídeo aula sobre a colheita e beneficiamento das plantas medicinais obtivemos informações sobre esta boa qualidade, que depende da correta identificação botânica da espécie, das técnicas de cultivo, da colheita realizada no momento certo, do correto manuseio durante e após a colheita, além do beneficiamento e da armazenagem adequados. Muitas plantas medicinais nascem espontaneamente nas matas, pastagens e alagados isso é chamado de extrativismo. No entanto, obter plantas medicinais dessa forma pode trazer resultados negativos. A colheita desenfreada sem nenhuma preocupação com a preservação das espécies pode levar as plantas nativas ao processo de extinção. Além disso, o material colhido é bastante heterogêneo e muitas vezes de má qualidade. A colheita deve ser planejada em função da parte a ser colhida (casca, folhas, flores, frutos, sementes, parte aérea, planta toda), pois cada uma tem seu tempo de colheita (condição em que o máximo de principio ativo se concentra na parte a ser colhida). Se o produtor não respeitar as condições de colheita, seu produto poderá ter todas as características aparentemente desejáveis, mas não atender ao teor de princípios ativos.

O USO EMPÍRICO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELA SOCIEDADE O homem conhece os benefícios medicinais das plantas há séculos. Registros da medicina romana, egípcia, persa e hebraica mostram que ervas eram utilizadas de forma extensiva para curar praticamente todas as doenças

Relacionados