002200122500

1040 palavras 5 páginas
Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente.

As perspectivas para o século XXI apontam a educação como o pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz, solidariedade e liberdade. São verdadeiras as transformações econômicas, políticas e sociais que o mundo esta passando e também irreversíveis.
Nesta fase, educar pede para se refletir sobre o processo de globalização, porque isso torna as nações cada vez mais interdependentes de uma estrutura econômica com versão neoliberal.
O processo de mudança paradigmática atinge todas as instituições e em especial a educação e o ensino nos diversos níveis, principalmente nas universidades. E essas mudanças exigem da população uma aprendizagem constante.
Em meio a uma crise global, de tão graves proporções muito se fala em diferentes instancias das sociedades modernas, em mudança de paradigma como reconhecimento da necessidade de construção de um novo modelo, que crie condições propicias a uma união entre ciência e consciência, razão e intuição, progresso e evolução, sujeito e objeto.
O surgimento da economia globalizada e a forte influencia dos avanços dos meios de comunicação e dos recursos de informática aliados às mudanças de paradigma (modelo) da ciência não comportam um ensino nas universidades que se caracterize por uma pratica pedagógica conservadora, repetitiva e critica.
A produção do saber nas áreas do conhecimento demanda ações que levam o professor e o aluno a pesquisar. Parceiros, professor e aluno precisam buscar um processo de auto-organização para acessar a informação, analisar, refletir e elaborar com autonomia o conhecimento.

A Era Digital e a Aprendizagem Colaborativa.

No modelo tradicional, o aluno freqüentava a aula sentado escutando o professor. Neste modelo, a linguagem oral e escrita, é contemplada num processo de repetição, que leva a decorar datas, números, formulas, que não tem significado para os alunos no processo de aprendizagem. Depois de um tempo tudo é

Relacionados