00123554

379 palavras 2 páginas
Atividade de Compensação de Ausência
Disciplina: Organização do Trabalho Didático
Módulo: 4.2

Ribeirão Preto – SP
Junho / 2014

Plano de Aula

Componente curricular ou área: Educação Infantil – Natureza e Sociedade Série / Ano: Grupo 3 (3 a 4 anos) Tema: Bicharada Objetivos gerais: Identificar imagens de animais, imitar movimentos típicos de animais conhecidos, soletrar letras. Objetivos específicos: As crianças deverão ser capazes de identificar os animais retratados nas figuras, seus nomes, conhecerem a maneira como estes animais se movimentam e que sons produzem, ampliarão o repertório dos animais conhecidos; obtendo conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. Desenvolvimento metodológico: Organizar os alunos sentados em um círculo para apresentar as figuras dos animais selecionados. Mostrar as figuras uma a uma identificando quais os animais mais conhecidos dos alunos. Após esta percepção:
1. Dispor todos os cartões com as faces e os nomes voltados para cima;
2. Solicitar que na sua vez, cada aluno escolha um dos cartões e o apresente aos colegas dizendo que animal é, e com que letra se inicia o nome dele. Caso o aluno tenha dificuldades propor que os outros ajudem, fazer assim com todos os demais.
3. Iniciar uma nova rodada do jogo, solicitando que localize os cartões. Exemplo: “André qual é o cartão do cavalo?”, “Ana e o cartão da borboleta, onde esta?”;
4. Propor que cada aluno imite um dos animais para que o grupo todo descubra qual é. Essa imitação deve envolver os movimentos e o som produzido pelo animal selecionado;
5. Solicitar aos alunos que digam um nome de outro animal que não esteja entre os cartões, colocando no quadro o seu desenho e a letra com que se inicia o animal, propondo depois que todos se movimentam como se fossem o animal sugerido.
Recursos materiais: Cartões com figuras

Relacionados