000012131415

362 palavras 2 páginas
Redesconto: é um empréstimo que os bancos comerciais recebem do Banco Central para cobrir eventuais problemas de liquidez. A taxa de juros cobrada sobre esses empréstimos é chamada de Taxa de Redesconto. Uma eventual elevação na taxa de redesconto induzirá os bancos comerciais a aumentar suas reservas voluntárias.
Controle da taxa de juros: é um dos mecanismos do Banco Central para fazer política monetária. Quando deseja estimular o consumo, ele diminui a taxa de juros; e quando deseja frear o consumo, ele aumenta essa taxa.
O Banco Central procura ser muito criterioso nas suas decisões de baixar ou aumentar a taxa de juros, pois isso afeta diretamente no crescimento ou desaquecimento da economia.
Controle da base monetária
: o controle da base monetária é um dos itens mais importantes da economia. O seu comportamento é reflexo dos demais agregados monetários, da política econômica e do lado real da economia. O comportamento da base monetária, por outro lado, também influencia o comportamento de outras variáveis econômicas como, por exemplo, a taxa de juros. Um dos motivos que torna a análise da base monetária importante é sua estreita relação com o grau de liquidez imediata da economia. A soma do papel moeda emitido com as reservas bancárias é o que forma a base monetária. Somente o Banco
Central pode emitir moeda, mas após a emissão o dinheiro pode estar em poder do público ou no cofre dos bancosOs três objetivos da política fiscal são:
1.
Função alocativa (fornecimento de bens públicos).
2.
Função distributiva (ajustes na distribuição de renda de forma justa).
3.
Função estabilizadora (uso da política econômica para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços e obter uma taxa apropriada de crescimento)
A política externa pode ser dividida em política cambial e política comercial.
Política cambial
: refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. As autoridades monetárias podem fixar a taxa de câmbio
(regime de

Relacionados