00 A 99 MINUTOS TEMPORIZADOR USANDO PIC16F628A MICROCONTROLADOR

591 palavras 3 páginas
00 A 99 MINUTOS TEMPORIZADOR USANDO PIC16F628A MICROCONTROLADOR
Postado em 29 de novembro de 2011 por RB 27 comentários |

Na semana passada eu estava navegando meu disco rígido de backup de idade e eu encontrei um código fonte para um timer digital muito simples PIC base que eu fiz um par de anos atrás. O hardware real do projeto não é mais comigo. Eu poderia tê-lo perdido quando me mudei do meu antigo apartamento para a minha nova casa. No entanto, eu pensei que isso poderia ser um projeto de boas práticas para iniciantes e por isso estou compartilhando-o aqui. Eu não estou indo para construí-lo a partir do zero de novo; Vou sim demonstrá-lo usando o meu DIY módulo PIC16F628A placa de ensaio e placa I / O . O diagrama de circuito completo, juntamente com o firmware desenvolvido usando mikroC Pro para compilador PIC é fornecida no artigo.

Temporizador de 0-99 minutos
Esquema de circuito
Como mencionei anteriormente, o microcontrolador utilizado neste projeto é PIC16F628A rodando a 4.0 MHz relógio usando um cristal externo. Uma base HD44780 16 × 2 caráter LCD é a principal unidade do projeto onde você pode assistir e definir a duração do temporizador utilizando entradas Tact Switch display. Há três opções de tato ligados ao RB0 (Start / Stop), RB1 (Unit), e RB2 (dez) dos pinos. Você pode selecionar o intervalo do temporizador 0-99 min usando interruptores Unidade e dez minutos. O interruptor Start / Stop é para alternar a ON e OFF temporizador. Quando o temporizador recebe, um sinal de nível lógico alto aparece no pino RA3, que pode ser utilizado para ligar um relé. O diagrama de circuito deste projeto é descrito abaixo.

Circuito temporizador 0-99 minutos
Eu estou usando o meu self-made módulo de placa de ensaio para PIC16F628A e I / O conselho do experimentador aqui para demonstrar esse projeto. Como não há interruptor do relé na placa de I / O, estou conectando a saída do temporizador (pino RA3) a um LED. Quando o temporizador é iniciado, o LED está ligado.

Relacionados