------

624 palavras 3 páginas
Biografias, devem ser publicadas sem autorização prévia ou não?
A nova lei brasileira sobre as biografias que tem o intuito de garantir que os biógrafos possam publicar suas obras sem autorização dos biografados tem sido muito discutida.
Artistas e outros tipos de pessoas públicas como Roberto Carlos, Caetano Veloso e Chico Buarque criaram até mesmo uma associação chamada Procure Saber, cujo objetivo principal é vetar essa lei, o que seria, na prática, censurar os biógrafos, tirar-lhes a liberdade de expressão.
Proibir que publiquem biografias de pessoas que contribuíram para a história do Brasil –só porque eles não querem suas vidas sendo comercializadas- seria privar o povo da cultura e da história de seu próprio país.
Sendo assim, proibir a circulação dessas biografias, não seria tão diferente da censura da época da ditadura.
Bárbara Vendramel. A lei das biografias
A campanha feita pelo grupo Procure Saber permitiu que uma discussão surgisse entre os dois lados e criou uma pergunta: Biógrafos devem ser primeiramente autorizados pelos biografados ou suas famílias? Alguns biógrafos e artistas acreditam que não, e propuseram uma nova lei para mudar a já existente, tirando o direito e a privacidade de todas as pessoas públicas.
Enquanto alguns argumentaram que como eles já foram expostos ao público, eles não tem como esconder nada de seu passado. A sua vida atual, porém, quando um artista expõe sua arte, ele não decide expor a si mesmo ou a sua vida pessoa e sim apenas sua arte.
Se essa lei for autorizada, muitos biógrafos poderiam se aproveitar da fama dessas pessoas públicas, sem o consentimento deles, para ganhar dinheiro.
Raphael Lopes. A luta da biografia não autorizadas A biografia é um trabalho de vida de vários escritores, relatando a vida de artistas e ícones da história. Sua antiga lei proibia a produção de uma biografia sem autorização do biografado, mas essa nova lei, que está esperando aprovação no senado, permite que o escritor

Relacionados