-----------------------------

289 palavras 2 páginas
2. Abordagem Múltipla: Recompensas Materiais e Sociais

Os estruturalistas combinam os estudos da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas. O significado das recompensas salariais e sociais e tudo que se inclui nos símbolos de posição (tamanho da mesa ou do escritório, carros da companhia, etc) é importante na vida de qualquer organização.

Para as recompensas sociais e simbólicas sejam eficientes, quem as recebe deve estar identificado com a organização que as concede. Os símbolos e significados devem ser prezados e compartilhados pelos outros, como a esposa, colegas, amigos, vizinhos, etc. Por essas razões, as recompensas sociais são menos eficientes com os funcionários de posições mais baixas do que com os de posições mais altas.

2.2 ABORDAGEM MÚLTIPLA: RECOMPENSAS MATERIAIS E SOCIAIS Procurando se um estímulo aos operários, os estruturalistas conciliaram os estudos da Teoria Clássica e o das Relações Humanas, e designaram algumas recompensas para uma melhor motivação por parte dos funcionários.
O significado das recompensas salariais sócias e simbólicas são fundamentais na composição de qualquer organização bem sucedida.
Todavia, para que as recompensas sócias e simbólicas sejam eficientes, as pessoas que as recebem, devem estar identificadas e sintonizadas com a organização que as concede.
Em alguns casos, um reconhecimento oficial da empresa perante a funcionários, tornar-se motivo de constrangimento e ridicularização pelos seus colegas de seção, sendo considerados um cargo superior dentro da empresa.
Portanto, nota-se que as recompensas sociais são importantes, mas não diminuem o valor das recompensas matérias e salariais.
Os maiores salários nem sempre garantem mais satisfação e motivação do que um ambiente amistoso e de alta confiança, no anexo 2 (Pg. 17), temos bem especificado estes itens que adicionam uma pitada de motivação em uma equipe de

Relacionados