----

4264 palavras 18 páginas
1

PASTA ARTE BR - LEITURA VISUAL E REPRESENTAÇÕES
- COR –

Dulcinéia Galliano Pizza1
RESUMO: O trabalho com o material pedagógico, Pasta Arte br tem por objetivo observar a importância da análise e compreensão das imagens apresentadas na pasta, levando em consideração a capacidade de reflexão e utilização de repertório imagético e as múltiplas possibilidades para atribuição de sentido e ampliação das características de comunicação das obras. A cor é vista como um elemento integrador e compositivo que ao relacionar-se com a imagem proposta pode alterar suas propriedades provocando interferências na interpretação da obra.
PALAVRAS-CHAVE: leitura de imagem, percepção, cor.

ABSTRACT: The work with Portfolio Art br have purpose to observe this importance to analyze and understanding image present in the portfolio, to consider the capacity to reflect, use repertoire to image and the multiple possibilities for attribute to sense end extend to characteristics for communication their work of art. The color is seen while element to integration and composition to relate with image propose change properties and cause interference in this interpretation in this work of art.
KEYWORDS: interpretation for image, perception, color.

Este artigo deriva de uma pesquisa que tem como um de seus objetivos, a reflexão sobre a leitura de imagens contextualizadas e analise das impressões sobre o material pedagógico, Pasta Arte br do Instituto Arte na Escola, na formação e ampliação do repertório de professores para a leitura e análise da imagem.

1

Mestranda em Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP; Especialista em
Fundamentos de Estética para o Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP; Professora na
Disciplina de Estágio Supervisionado no Curso de Artes Visuais na Faculdade de Artes do Paraná - FAP.

2

Em relação às cores, o objetivo é buscar informações sobre a influência das bordas de cor na

Relacionados