'Y" lider nessa geração

Páginas: 7 (1665 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 VISÃO GERAL 4
2.2 PERFIS DO BRASIL........................................................... 5
2.3 QUERO SER LÍDER NA VERSÃO LIGHT 5
2.4 COMO SER OBJETO DE DESEJO 5
2.5 SELEÇÃO E RETENÇÃO 6
3 APRECIAÇÕES 6
4 BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

Ao contrário do que muitos podem imaginar, ter umbom salário não é o que faz uma empresa ser classificada como ideal pelos jovens brasileiros. É o que diz em sua nona edição no Brasil, a pesquisa “Empresa dos Sonhos dos Jovens”, que ouviu mais de 35 mil representantes da geração Y, nas cinco regiões do país, durante o mês de abril de 2010. Além disso, o levantamento aponta a possibilidade de desenvolvimento profissional, a qualidade de vida, ocrescimento profissional e a boa imagem da empresa no mercado como requisitos importantes para os jovens brasileiros. O critério “salários e benefícios”, que foi o preferido em 2008, não deu nem sinal de vida. É, parece que os jovens de hoje estão menos preocupados em encher o bolso e mais interessados em trabalhar em um ambiente agradável, seja lá o que isso quer dizer.

DESENVOLVIMENTO

2.1VISÃO GERAL

Você com certeza já ouviu a expressão “Geração Y”, mas enfim, o que ela significa e como ela influencia nossa sociedade? E, principalmente, o que tenho a ver com isso? Bem, a chamada Geração Y é aquela nascida entre os anos 1980 e 1990, uma geração que surge em meio às revoluções da era digital, democrática e da ruptura da família tradicional. Formada, provavelmente,por muitos de vocês que lêem esse texto. Essa geração tem sido classificada por muitos como folgados, distraídos, superficiais e insubordinados. Porém essa visão pessimista da nova geração tem sido mudada.

Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, essa Geração sabe que as normas do passado não funcionam – e asnovas estão inventando sozinhos – promovendo uma revolução silenciosa na sociedade. (RITA LOIOLA 2010).

A Geração Y é conhecida, e agora admirada, por essa definição de novos paradigmas, pela vontade de melhorar o sistema. E esse é o gigantesco impacto que essa geração vem causando na sociedade em todos os âmbitos. No âmbito empresarial, por exemplo, que nos interessa, é indiscutívela necessidade de que empresas adaptem seus produtos e seus serviços para atender a demanda cada vez mais específica desses importantes clientes.
O que tem se chamado a atenção é que essa geração, além de consumidores, agora, representa um mercado de trabalho totalmente distinto daquele de 5 anos atrás. Com isso, empresas se encontram “obrigadas” a adaptar a forma de atração dessesnovos profissionais. Isso porque assim como representam um mercado consumidor com demandas distintas, representam, da mesma forma, um mercado de trabalho com características, da mesma forma, específicas. Antes criticada, a Geração Y apresenta sua força e assume o papel de protagonista nas mudanças da sociedade atual, fazendo com que toda uma estrutura global se adapte a seu “jeito de ser”.

2.2PERFIS DO BRASIL

Mais de 35 mil brasileiros das cinco regiões, com idade média de 24 anos, estudantes e recém-formados de 134 cursos (28% da área de administração), responderam, no mês de abril de 2010, a um questionário distribuído pela internet.
Mais de dois terços (77%) dos entrevistados desejam uma colocação no setor privado, principalmente na indústria (33%),seguida pelo setor de serviços (25%). Muitos deles (64%) trabalham e a grande maioria (86%) acredita que está pronta para o mercado de trabalho, pois alega ter o perfil requisitado pelos contratantes. Definir o sucesso fazendo aquilo que gosta e sofrer fortes pressões e cobranças por ser líder contrastam com a benesse de poder fazer as coisas acontecerem. É o que assegura pesquisa intitulada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GERAÇÃO Y – O nascimento de uma nova versão de líderes RESUMO
  • Geração y os novos líderes do século xxi
  • Geração y
  • Geração y
  • Geração y
  • Quem é a geração y
  • Geração y
  • Geracao y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!