'Análise de Fácies em depósitos continentais da Serra de Araçoiaba em Iperó-SP

4510 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS (DGRN)

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
RELATÓRIO FINAL 2009/2010

Análise de Fácies em depósitos continentais da Serra de Araçoiaba em Iperó-SP
(Floresta Nacional de Ipanema – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade)

MAURÍCIO RIGONI BALDIM
RA: 071861
ORIENTADOR: PROF. DR. GIORGIO BASILICI

CAMPINAS 2010

1 - INTRODUÇÃO
O estudo de rochas sedimentares é uma grande ferramenta para área das ciências
Geológicas, sendo ela a mais importante para elaboração de modelos ambientais que prevaleceram no planeta Terra em sua longa história passada. Neste trabalho foi realizado o estudo de depósitos areníticos continentais permo-carboníferos do Subgrupo Itararé, e com base nos dados obtidos e elaborados em laboratório gerou-se um modelo de deposição sedimentar assim como o ambiente em que se formaram os depósitos.
Durante este ano de desenvolvimento do projeto foi possível realizar todos os passos do cronograma proposto inicialmente. A segunda atividade de campo, inicialmente prevista para o oitavo e nono mês não foi realizada, pois os dados coletados durante os primeiros meses de trabalho foram suficientes para a conclusão do projeto.
Para o andamento da pesquisa foi necessária busca bibliográfica em diversas fontes, de modo que fosse aumentado o conhecimento baseado na literatura geológica de estudo sedimentar de estruturas, propriedades sedimentares, sistemas deposicionais e métodos de abordagem em campo, possibilitando uma melhor coleta e interpretação dos dados. De forma que diversos artigos de alguns autores em específico como NIGEL P., MOUNTNEY e ANDREW J. RUSSELL, contribuíram de forma contundente para a interpretação dos dados coletados, para a geração de idéias e para a elaboração de modelo deposicional em ambiente com influência glacial e eólica.
Os dados obtidos, assim como o material científico elaborado com base neles

Relacionados

  • Constituição
    236777 palavras | 948 páginas