1- Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender os processos históricos que redundaram na formulação de todasas teorias psicológicas, bem como no vicejar de tantas práticas psicoterapêuticas. Se desejarmos nos engajar nesse campo de saber, precisamos conhecer o passo a passo do seu surgimento e do seudesenvolvimento ao longo dos anos, até o ponto em que nos sintamos habilitados para escolher a linha teórica que abraçaremos, ou mesmo aquela que nos servirá como orientação de autoconhecimento.
2- quais ascondições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?Condições econômicas?
Na Grécia antiga, cerca de 3000 AC, o que tinha na Grécia antiga nessa épocaera muito conflito por causa de terra, alimentos e mulheres, as tribos ou comunas mais fortes atacava as mais fracas em busca de comida e mulheres e fazia os homens mais fortes de escravos,matavam-se os velhos e as crianças, assista ao filme 300, conta a história mais ou menos.

O pensamento sobre o homem surge com Sócrates, Platão e Aristóteles, os filósofos pós-socráticos, pois os maisantigos, os pré-socráticos se preocupavam com a matéria, adoravam a natureza. A reflexão sobre o 'homem' tem na Grécia um apoio da filosofia forte que por lá havia.
3- Quais as contruibuições fundamentaispara a Psicologia apontadass nos textos de Sócrates, Platão e Aristóles?
4-Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agosto e São Tomás de Aquino para o conhecimento empscologia?
5- Em qual período histórico situa-se a contruibuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contruibuição?
6- Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para aPsicologia ?
7- Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?
8- Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adiquirir status de ciência ?
9- O que caracteriza o Funcionalismo, o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). É com sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. a. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/%C3%A9-Com-S%C3%B3crates-Que-a-Psicologia/627245.html

MLA

"É com sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. a" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/%C3%A9-Com-S%C3%B3crates-Que-a-Psicologia/627245.html>.

MLA 7

"É com sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. a." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/%C3%A9-Com-S%C3%B3crates-Que-a-Psicologia/627245.html>.

CHICAGO

"É com sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. a." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/%C3%A9-Com-S%C3%B3crates-Que-a-Psicologia/627245.html.