Ônibus 174

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DATA: 26.08.2011

“Ônibus 174”
O Documentário “Ônibus 174” relata a história de Sandro Nascimento, um homem que teve uma trajetória de vida bastante cheia defrustrações e com a perda da mãe, a qual foi morta de forma brutal em sua frente. Foi viver nas ruas, seguindo assim pelos caminhos da criminalidade como meio de sobrevivência. Sandro roubou, usou drogas,sobreviveu a chacina da candelária, ainda de menor foi preso na Febem, onde conviveu mais ainda com o descaso do Estado e da sociedade e de onde saiu mais revoltado e desamparado. Sua trajetória devida é contada em paralelo com a do seqüestro do ônibus 174 no qual Sandro se tornou protagonista, o mocinho que com essa atitude desejava vingar a sociedade por todo descaso, perdas que sofreu navida e onde também este deixa claro seu real necessita de mostrar ao mundo que ele existe.
Sandro retribui a sociedade tudo o que a sociedade lhe ofereceu: violência, descaso, falta de responsabilidadee de importância como ser humano, a falta de segurança, bem-estar, desenvolvimento e igualdade, como dispõe no preâmbulo da Constituição Federal do Brasil de 1988, cuja foi feita pelo homem parahomem, mais que nem sempre são colocadas em pratica, como no caso de Sandro. Nem a sociedade, nem o governo poderiam esperar deste uma atitude diferente. Não acredito que seja certo se combater violênciacom a própria violência, porem foi à única coisa que este ser humano aprendeu e conviveu, tornando isso parte dele.
É possível se ver claramente a falta de comprometimento e de medidas eficientestanto do Estado, quanto da sociedade para a inclusão dos menores de rua, ignorando o Estatuto da criança e do adolescente, o qual foi criado para garantir a estes todos os direitos fundamentaisinerentes a pessoa, a necessidade desses seres humanos de se sentirem visíveis, a impressa sensacionalista que explora todo o caso de perto, a falha do Estado no treinamento dos policiais, primeiro ao...
tracking img