Ócio criativo

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
O Ócio Criativo
(Dominico De Masi)
1.INTRODUÇÃO
OÓcio Criativo é título de um livro do sociólogo do trabalho italiano Domenico de Masi e é também um revolucionário conceito de trabalho.A proposta do autor é defender uma teoria onde deve libertar-seda idéia tradicional do trabalho como obrigação e ser capaz de mesclar atividades, como o trabalho, o tempo livre e o estudo.
2.DESENVOLVIMENTO
Nesse seu livro De Masi explica de forma completa oseu pensamento sobre o trabalho, o tempo livre e a evolução da nossa sociedade. Nele, o autor elabora de forma acessível os temas da sociedade pós-industrial, do desenvolvimento sem emprego, daglobalização, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais, dos sujeitos sociais emergentes, da criatividade e do tempo livre.
O pano de fundo desta obra é uma profunda insatisfação que oautor tem com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, que é centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este, De Masi contrapõe um novomodelo atento não só a uma produção eficiente, mas também a uma distribuição de igual ânimo da riqueza, do trabalho, do saber e do poder.
O autor defende que a confiança nas novas tecnologias nosoferecerá maior ócio e que a esperança nas novas biologias nos concederão maior longevidade.Prevê que em médio prazo o tempo de trabalho será reduzido e conduzido, na sua maior parte, pelo tele-trabalho,ou seja, realizado de casa, onde a tendência é aumentar o tempo livre.
3.CONCLUSÃO
A sociedade moderna pensa muito em trabalhar,mas não só como um meio de se sustentar,mas de consumismo ecompetitividade.E esse grande tempo gasto no trabalho dificulta ter um tempo livre para pensar, fazer planos e estimular a criatividade,sem contar que, além das grandes horas de jornada de trabalho o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ócio criativo
  • Ocio criativo
  • Ocio Criativo
  • Ocio Criativo
  • OCIO CRIATIVO
  • Ocio criativo
  • O ócio criativo
  • O Ócio Criativo.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!