Índios moram em ocas e não em cidades...

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
“ÍNDIOS MORAM EM OCAS E NÃO EM CIDADES...”¹

Iasmim Jayne PATROCÍNIO.
Acadêmica do 1° Ano do Curso de Licenciatura em Geografia - UEMS, email: iasmim_indinha@hotmail.com.
Orientadora: Sandra Cristina de SOUZA
Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Geografia da UEMS

Resumo

Este artigo tem a finalidade de mostrar a falta de reconhecimento da identidade do índio, onde a sociedadefoi construída na visão dos livros didáticos. Esses tais são utilizados em educação infantil, já exercendo a influência na mente das crianças de que “índio mora na oca, come peixe e mandioca, anda nu, e tem vários filhos”. Acontece que depois da imigração dos portugueses ao Brasil eles trouxeram seus costumes, crenças, religião (na época a Católica Apostólica Romana) e nesse processo demulticulturalismo foi-se misturando a cultura indígena X portuguesa juntamente a africana (com o tráfico negreiro muito influente), surgindo então a que denomino de “cultura brasileira”. Desse modo, muito dos índios civilizaram-se e adequaram-se ao novo modo de vida, longe da natureza e mais perto da tecnologia.

Palavras-chave

Cultura indígena; territorialidade; identidade

IntroduçãoLembro que quando criança ouvia falar de “índio” a partir do livro didático, sempre abordando como um sujeito genérico: “os índios andavam nus, caçavam e pescavam, comiam raízes, moravam em ocas, adoravam o sol e a lua! E seu dia era comemorado em 19 de Abril”. Hoje, escrevendo essa pesquisa e lembrando do passado não muito distante, percebo que todos os livros que tive enquanto estudanteda 1ª a 4ª Série retratava o índio de uma forma estereotipada. Ainda durante o tempo de estudante do antigo primário, lembro que todo o dia 19 de Abril os professores pintavam os rostos das crianças e os pais ficavam contentes ao receber os filhos no portão da escola. Anos mais tarde, já cursando o Ensino Médio observo que a imagem que havia sobre os povos indígenas pouco mudava, ou seja, osmateriais pedagógicos utilizados pelos professores não traziam algo de novo. (VIEIRA, 2008, p.18)

Muitas pessoas ainda mantêm essa idéia citada acima, porém não é culpa delas, pois foram influenciadas a pensarem desse modo. O grande mártir por essa generalização do “o que é o índio?” é o Estado, que apenas mostra a história do Brasil depois da vinda dos portugueses e não quando o país era somentehabitado pelos nativos primários.

Entende-se que desde a chegada dos portugueses ao nosso país, as pessoas que aqui habitavam passaram a ser chamadas de “índios” pelo fato de Colombo acreditar ter chegado às Índias em busca do caminho mais próximo para comprar especiarias, mas na verdade estava nas Américas. Desse modo, os nativos foram escravizados, mortos, praticamente extintos.A história indígena era assunto acomodado dentro de “datas comemorativas”, estabelecidas no currículo como mecanismos de manutenção de certas versões sobre acontecimentos históricos e, ao mesmo tempo, de interdição de outras narrativas que disputam e entram em confronto com memórias oficiais (BONIN, 2007a, p.22)

Por isso, quando se fala de índio, mostra-se a imagem que os europeus tiveramdas pessoas que aqui habitavam em 1500: índio mora na oca, é preguiçoso, sobrevive da pesca e da caça, se alimenta de peixe e mandioca. Mas não falam do índio que sai de sua aldeia e começa a ter uma vida urbanizada com tecnologia para si, e com orgulho de sua identidade.

Desenvolvimento

O índio mora mesmo só na aldeia? Muitas pessoas possuem um pensamento errado sobre esse assunto, onde oíndio só seria índio de verdade se morasse na aldeia. Acontece que há duas variantes: o índio aldeado e o índio desaldeado. Basta-se verificar os dois lados dessa “moeda”.

Por um lado, o índio dentro da aldeia obviamente conserva com mais facilidade as suas doutrinas, língua, crenças e tradições que lhe foram passadas através de seus avós, bisavós, etc. Então, há uma maior chance desse índio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Índios na cidade
  • Índio com diploma não é índio?
  • cidade de viamão e os índios caingangues
  • Ser índio ou não
  • A cidade não é uma árvore
  • Resenha de A Cidade não é um árvore.
  • A cidade não é uma árvore
  • Resenha "a cidade não é uma árvore"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!