Índice de liquidez

Páginas: 9 (2208 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Índice de Liquidez

Os Índices de Liquidez são medidas de avaliação da capacidade financeira da empresa em satisfazer os compromissos para com terceiros, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades, uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade de pagamento a Curto Prazo ( Índice de Liquidez corrente e Índice de Liquidez Seca ), Capacidade de pagamento aLongo Prazo ( Índice de Liquidez Geral ) e capacidade de pagamento em Prazo Imediato ( Liquidez Imediata ). Cada Índice de Liquidez fornece informações diferentes sobre a situação da empresa. Para melhor compreender vamos analisar o conceito de Índice de Liquidez conforme alguns autores:

”Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grandeimportância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise.” (Lunelli, p.168, Análise dasDemonstrações Financeiras)
Marion (2002, p. 83) diz que tais índices “são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, constitui uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.”
Para Matarazzo (2003, p. 163 - 164) “este índice não pode serconfundido com índice de capacidade de pagamento, pois os índices de liquidez não são extraídos do fluxo de caixa que comparam as entradas com as saídas de dinheiro”.
A partir dos conceitos apresentados podemos compreender que de maneira geral, defini-se que quanto maior forem os Índices de Liquidez, melhor será a situação financeira da empresa. No entanto, devemos te em mente que a altaliquidez não representa, necessariamente boa saúde financeira. O cumprimento das obrigações nas datas previstas depende de uma adequada administração dos prazos de recebimento de pagamento.
Assim, uma empresa que possui altos Índices de liquidez, mas mantém mercadorias estocados por períodos elevados recebe com atraso suas vendas a prazo ou mantém duplicatas por períodos elevados recebe comatraso suas vendas a prazo ou mantém duplicatas incobráveis na conta Clientes poderá ter problemas de liquidez, ou seja, poderá ter dificuldades para honrar seus compromissos nos vencimentos.
No geral, a liquidez decorre da capacidade de a empresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das decisões estratégicas de investimento e financiamento. Para podermos aprofundar o estudosos Índices, iremos estudá-los separadamente aprendendo seus conceitos e seus métodos de Liquidez.

Liquidez Corrente
A Liquidez Corrente é um dos índices mais conhecidos e utilizados na analise de balanços, sendo utilizado por algumas pessoas como medidor de saúde financeira das empresas. Indica quanto a empresa poderá dispor em recursos de curto prazo (disponibilidade, clientes,estoques etc.) para honrar sua divida circulantes (fornecedores, empréstimos e financiamentos de curto prazo, contas a pagar etc.)
“Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como AtivoCirculante e Passivo Circulante.”(Lunelli, p.169, Análise das Demonstrações Financeiras)
“Este quociente relaciona quantos reais dispomos, imediatamente disponíveis e conversíveis em curto prazo em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo. É um índice muito divulgado e frequentemente considerado como o melhor indicador da situação de liquidez da empresa. É preciso considerar que o numerador estão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDICE DE LIQUIDEZ
  • índices de liquidez
  • Índice de liquidez
  • Indices de liquidez
  • índices de liquidez
  • índices de Liquidez
  • indices de liquidez
  • Índice de liquidez

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!