Ênfase nas estruturas e ênfase nas pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÊNFASE NA ESTRUTURA E ÊNFASE NAS PESSOAS

INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos falar sobre como surgiu e as características da Teoria Clássica, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Teoria das Relações Humanas e a Teoria Comportamental que combateremos com as ideias apresentadas nos artigos denominados: Teorias administrativas: a evolução em decorrência das necessidades e Organizaçõesmecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo?

Teoria Clássica
Surgiu na França o pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol, engenheiro nascido na Grécia e educado no França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos.
A Teoria Clássica da Administração representa, hoje, a conquista de uma longa história, no campo do conhecimento humano. Com a 2ª Revolução Industrial,principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.
Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa,de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional. Na Teoria Clássica de seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.
Teoria da Burocracia
A teoria da burocracia foi idealizada por Max Weber que pressupõe que a teoria representa o tipo de organização capaz de atingir o maiselevado grau de eficiência no alcance dos objetivos organizacionais. A teoria weber apresentava dimensões que formam as características básicas do modelo burocrático sendo elas: Formalização; Divisão do trabalho; Princípio da hierarquia; Impessoalidade; Competência técnica; Separação entre propriedade e administração e por fim Profissionalização do funcionário.
Características da Burocracia
*Divisão do trabalho
* Formalização da comunicação
* Adoção de normas legais
* Impessoalidade
* Adoção de rotina e procedimentos
* Meritocracia e competência técnica
* Profissionalização das pessoas
* Separação entre gerente e propriedade
Teoria Estruturalista
Oposição entre a Teoria Tradicional e das Relações Humanas: Tornou-se necessária uma posição mais ampla ecompreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), inspirando-se na abordagem de Max Weber, e até certo ponto nos trabalhos de Karl Marx.
Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: Uma unidade grande ecomplexa, onde interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que pode incompatibilizar com outros (como a maneira de distribuir lucros da organização). Nesse sentido, o diálogo maior da Teoria Estruturalista foi com a Teoria das Relações Humanas.
A influência do estruturalismo nas ciências sociais: Sua influência erepercussão no estudo das organizações. O estruturalismo teve forte influência na Filosofia, na Psicologia, na Antropologia, na Matemática, na Linguística, chegando até na Teoria das Organizações. Quem quiser explorar todos os autores e devidas influência, posso referencia algumas bibliografias e autores em específicos.
Novo conceito de estrutura: Aluninho, isto é importante. O conceito de estrutura ébastante antigo. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um de seus elementos ou relações.

Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos estados unidos como consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência em...
tracking img