Ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
|
Os primeiros a usar a palavra ética foram os filósofos gregos. Ela seria uma “compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social  da vida”. Seria uma reflexão sobre o valor de ações coletivas e individuais. Sendo assim, não existiria apenas uma ética, mas diversas éticas elaboradas a partir de situações  vividas pelo individuo ou por umasociedade. Ética e moral estão ligadas, porem distintas. A moral esta relacionada com os valores humanos, o certo e o errado, e seriam transmitidos por grupos sociais ou religiosos. A conduta moral visa o bem dos indivíduos de determinada sociedade. Quando uma pessoa desobedece a normas estabelecidas pela sociedade onde vive, satisfazendo seus próprios interesses, causa um desequilíbrio no bem-estar dogrupo. As regras morais foram instituídas para proporcionar segurança aos indivíduos que se submetem a elas, que  pode ser modificada com o tempo e o grupo social. A importância da ética está aí. É quando o individuo compreende suas atitudes sociais instituídas em prol da conservação pessoal como da social em que ele vive. É importante ressaltar que um indivíduo pode discordar dos valores morais desua comunidade. Uma pessoa que tem consciência de seu direito de liberdade pessoal não sentirá confortável em viver limitado com suas aspirações, uma vez admitindo que pensa diferente dos demais individuo, poderá optar continuar submisso a tais normas ou expor uma nova circunstancia para si e para sua sociedade. Assim uma pessoa pode ser imoral por ter outros valores e ser ética por agir com seupróprio jeito de ser.

1. DEFINA ÉTICA

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis,está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científicapode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, éticaempresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

2. OS VALORES ÉTICOS

Fala-se tanto em justiça, honestidade, respeito, ética e moral, mas entre falar e exercer, praticar ou promover tais valores, para muitos, há uma grandiosíssimadistância. O que se pode fazer para rebuscar o que parece estar se perdendo definitivamente?
A família, com sua nova estrutura, não assume mais o seu papel de "célula-mãe" da sociedade. E, se é na família que se aprende primeiro, será que não se ensina mais os valores básicos de convivência? Onde está o respeito que é fundamental entre as pessoas, ao meio-ambiente, ao bem público...?
É necessário que serepense os atos, as palavras e os valores antes que o pior aconteça. Não valerá a pena olhar para trás e lamentar o que podia ter sido feito e não foi.
DEUS, no seu imenso amor pela humanidade, deu discernimento a cada homem e a cada mulher para que cada um seja capaz de separar o certo do errado, "o trigo do joio".
Em meio ao ativismo diário, induzido pelo capitalismo em que a vida...
tracking img