Ética

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
1º. SEMESTRE 2011

DESAFIOS DE APRENDIZAGEM :
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

DESAFIO NÚMERO 1:

Nesta etapa o grupo deverá descrever uma situação real de falta de ética em uma grande empresa. Após ter descrito essa situação real, o grupo deverá apresentar práticas que solucionem a situação apresentada e promovam a ética no interior daempresa.

“17/02/2011
Justiça condena Walmart por fazer ex-diretor rebolar. Nas reuniões, funcionários tinham de fazer o movimento ao entoar "hino". Ex-diretor diz que se sentia constrangido e que, muitas vezes, era obrigado a rebolar sozinho perante todos

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Maior rede varejista do mundo e terceira no ranking nacional de supermercados, o Walmart foicondenado a indenizar um ex-diretor que disse ter sido obrigado a rebolar enquanto entoava o "grito de guerra" da empresa em reuniões diárias.
A sentença da 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Barueri foi publicada no último dia 9. Cabe recurso.
O Walmart foi condenado a pagar indenização equivalente a dez vezes o valor da última remuneração do ex-diretor, cerca de R$ 140 mil.
O autor da ação é EduardoGrimaldi de Souza, 40, que trabalhou no Walmart de 2000 a 2009. Segundo ele, na abertura e no final das reuniões diárias, os funcionários tinham de cantar uma espécie de hino motivacional.
Num trecho da música, [que diz: "Me dá um W, um A, um L, Me dá um rebolado", e assim segue] Souza afirma que aqueles que não fizessem o movimento eram levados até a frente de todos e obrigados a cumprir orebolado de forma isolada.
Ele diz que, por timidez e constrangimento, deixou de fazer o movimento várias vezes e, por isso, foi obrigado a rebolar na frente dos colegas -havia reuniões com até 300 funcionários no auditório.
"Eu me sentia humilhado, constrangido e cheguei a ponto de querer me ausentar do trabalho. Tenho 1,75 m, peso cem quilos, não me sentia à vontade", disse.
"SERVOS DA GLEBA"
Ojuiz Diego Cunha Maeso Montes disse na sentença que o ato do Walmart é medieval e que a empresa tratou os funcionários como "bonecos" e "servos da gleba".
"Mudos e calados, devem se submeter a todo tipo de ordens e caprichos de seu dono", afirmou o juiz.
"Na busca do melhor resultado de lucro, não deve haver por parte da empresa uma política de ferir a dignidade do trabalhador", disse o advogadoEli Alves da Silva, que representa Souza.”

www.sinait.org.br/noticias_ver.php?id=2722

Fonte: Folha de São Paulo

Este é um dos problemas éticos mais comuns nas empresas: a falta de respeito com o indivíduo.

Chefes de qualquer escalão, se acham no direito de humilhar, de diversas formas, seus subordinados. Aproveitam muitas vezes da necessidade que aquela pessoa tem de manter o emprego,para descarregar toda sua falta de ética e mesmo de amor ao próximo, para inferiorizar o outro.

Às vezes, nem é um chefe mas um funcionário que no momento, como no exemplo acima, encontra-se em posição de comandar um grupo numa dinâmica qualquer, e se aproveita para humilhar ou rebaixar um funcionário de cargo maior perante seus subordinados.

Um dos pontos que distingue uma empresa ética éjustamente se ela tem ou não “alma” e um dos indicadores desta alma é o “Relacionamento Cordial” que engloba solidariedade, afetividade (que faltou na conduta dos dirigentes das reuniões do Walmart) e vontade comum (participação voluntária, livre de qualquer coação).

Nenhum trabalhador é motivado somente pelo retorno financeiro e sim por sentir-se parte de um projeto, respeitado como pessoa portodos que fazem parte do grupo.

No caso do Walmart, de nada adiantam reuniões motivacionais diárias se nelas os empregados são humilhados. Que tipo de motivação é esta? Será que esperam que os funcionários façam mais pela empresa com medo de ser o próximo a ter que rebolar na frente dos colegas no dia seguinte?

A solução, neste caso, é a que o Juiz Diego Cunha Maeso deu: condenar a empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!