Ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E-Fólio A
Este trabalho visa fazer uma reflexão sobre O que define o objeto da Ética?
No texto, Paulo Guinote fala-nos do problema da ausência de discussão sobre a ética na educação e na escola.Sem dúvida que, a Educação poderá incutir nos indivíduos os valores éticos, através de ensinamentos que ocorrem nas escolas e desta forma, a Ética tem como finalidade consciencializar todos osintervenientes dos seus direitos e deveres no meio da sociedade em que estão integrados.
Neste seguimento, para abordar este tema começo por definir os conceitos de Educação e Ética.
A Educação é umprocesso que visa o desenvolvimento do ser humano nos seus vários aspetos: intelectual, moral, estético e físico e a sua integração na sociedade adotando conhecimentos e aptidões.
A Ética é a teoriado comportamento moral do ser humano em sociedade.
A ética existe para que, a nível social, exista um bom funcionamento e equilíbrio por forma a ninguém ser prejudicado, a mesma está relacionada como sentimento de justiça social. Baseado neste conceito, importa salientar que a Ética está acima da moral, na medida em que a Moral é o conjunto de regras, princípios e valores que regem ocomportamento de individuo dentro do seu grupo social.
Efetivamente, quando inseridos num determinado ambiente, os indivíduos sentem necessidade de alterar o seu comportamento em função das normas existentesnesse mesmo ambiente, por forma a não serem recriminados ou “colocados de parte”.
Alguns autores, afirmam que a ética pode ser considerada uma ciência, na medida em que a ética trata de um problemapróprio, trata do setor da realidade humana chamado Moral, constituído por um determinado tipo de fatos ou atos humanos.
A ética é a ciência da moral, não existe uma moral científica em si, podeexistir uma moral compatível com os conhecimentos científicos sobre o ser humano, sobre a sociedade e em particular sobre o comportamento humano. A moral não é uma ciência mas o objeto de uma ciência....
tracking img