Ética

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
ÉTICA

Exercicio 1

Com base nas definições de Ética de Platão e Aristóteles, responda as seguintes questões:

a) Como Platão define o conceito de Ética? ( 0,25)

Para Platão, a Ética é a conduta do homem, cidadão e responsável pela liderança da pólis relacionando-se intimamente com a idéia de construção da mesma.

b) Segundo Platão, qual a relação entre a Ética e a vida emsociedade? ( 0,25)

Para Platão, a Ética está relacionada com a vida em sociedade pois este é um ser que participa de uma coletividade, de uma sociedade e este é o que gerencia e define os rumos da cidade tendo como fundamento a política.

c) Qual a definição de Ética de Aristóteles? ( 0,25)

Aristóteles define a Ética como a conduta do homem enquanto indivíduo que reflete-se nassuas ações enquanto ser político, no contexto de uma comunidade.

d) Quais os pontos comuns entre as definições de Ética de Platão e de Aristóteles? (0,25)

Os pontos comuns entre as definições de Ética de Platão e Aristóteles é de que o os rumos os rumos de uma cidade são definidos pelo homem enquanto participantes da sociedade política, indo para um único fim que é a felicidade ou bemcomum.

Exercício 2

Com base na música “ Quinta-feira”, responda os seguintes questionamentos:

a) Segundo a vivência da Ética, comente a música “Quinta-feira”. (0,25)

A musica quinta-feira é a síntese das pessoas que estão em busca de ajuda, seja ela da sociedade de um modo geral, da política, da igreja ou de quem estiver com ouvidos atentos pra ouvi-lo. Quinta-feira é ogrito dos que estão às margens da sociedade, principalmente os drogados que buscam uma saída pra seus problemas mas não sabem onde buscar ajuda, não possuem dinheiro para pagar seu tratamento, enfim. É o grito dos excluídos. A sociedade ainda é muito aquém dos problemas alheios. Enquanto não é comigo, não tenho nada com isso; isso é o que pensa a maioria da população.

b) Quais os problemaséticos abordados na música? (0,25)

Nessa música há vários problemas éticos, partindo do pressuposto de que Ética é a conduta do homem na busca da construção por uma sociedade melhor, notamos que nada se faz a respeito dos problemas de pessoas que estão à margem da sociedade. Não apenas os drogados, mas aqueles que não tem moradia, mendigos, crianças abandonadas, políticos corruptos (falta deética). O egoísmo daqueles que fecham os ouvidos para os problemas alheios, o egoísmo de outros que usam da ingenuidade de muitos para subir na carreira e enriquecer ilicitamente.

c) Diante da música e da discussão sobre Ética, quais os seus desafios como cidadão e profissional?

Desafios são vários. Mas, como ajudar alguém que está na margem da sociedade? O cidadão tem a obrigação de nãofechar os olhos para os problemas e tentar de alguma forma amenizar a situação caótica enfrentada por pessoas que não vêem diante de si as oportunidades de mudança. Como profissional, valho-me das ferramentas proporcionadas ao meu trabalho para então assim, ajudar ou buscar meios de mudança de uma sociedade corrupta por falta de ética, para uma sociedade forte e feliz , mesmo com problemaspassíveis de resoluções.

Exercício 3

Com base no texto: ALPINO ACABA TENDO GOSTO AMARGO PARA NESTLÉ
ABORGADEM PUBLICITÁRIA E FÓRMULA DO ALPINO FAST SÃO INVESTIGADAS PELO CONAR E PELO MINISTÉRIO PÚBLICO.

a) Partindo dos conceitos éticos inerentes a qualquer negócio, podemos afirmar que a Nestlé agiu com ética no episódio do lançamento do Alpino Fast? ( Justifique sua resposta.(0,25)

Houve falta de ética sim, pois anuncia uma coisa e na realidade é outra. A Nestlé enquanto grande empresa do setor de alimentos sabe muito bem qual os mandamentos da Responsabilidade Socal de Stephen Kanitz. Diante do exposto, acho que a Nestlé faltou com a ética. Para a Nestlé, a frase significa que o Alpino Fast é uma bebida produzida tendo como referência o aroma e o sabor do bombom...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!