Ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n

DEFINIÇÃO 1: Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade DEFINIÇÃO 2: Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.

n

n n

n n

n

OBSERVAÇÕES 1.- É ciência: Tem (a) objeto de estudo (a moral, moral positiva, o bem), (b) leis e método próprio; 2.-Etimologia: ethos (grego) = costumes {(mos, mores (latim)--> moral)}; 3.- Moral: É um dos aspectos do comportamento humano; *(Outros: jurídico, social, alimentar, etc.) *É um conjunto de regras de comportamento próprias de uma cultura. 4.- A ética vai além da moral: procura os princípios fundamentais do comportamento humano (J. R. Nalini).

ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES

n n

“A éticaestá para a moral assim como a musicologia está para a música”. “A ética é a ciência da conduta”. Lei de ouro da ética: Não faça ao outro o que não queres que o outro faça a ti (atitude passiva).
Faça ao outro o que queres que o outro faça a ti (Atitude pró-ativa). O todo da ética é integrado pela Deontologia e pela Diceologia (Paulo L. Netto Lobo “Comentários ao estudo da Advocacia”, Ed. BrasíliaJurídica, 1966). DEONTOLOGIA: Ramo da ética que trata dos deveres (ex.: códigos de ética). DICEOLOGIA: Ramo da ética que cuida dos direitos.

n
n

n

n

n

n n

Exs.: Deontologia jurídica: estudo dos deveres dos profissionais de direito. As regras deontológicas do Código de Ética são concentrados em 48 artigos.

ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES

n

“Ética e moral são sinônimas”(M. Camargo). Outra fonte: ÉTICA --> --> --> --> --> MORAL Temporal Cultural Conduta de regra Prática Aspectos de conduta específicos

n

n

n n n n n

Permanente Universal Regra Teoria Princípios

ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES

n n

Valores éticos sintetizados por Aristóteles em “Ética a Nicômaco” (Nicômaco era o nome do pai e do filho dele)

n

(Escreveu ainda “Ética aEudemo”, e “Grande Ética”): Coragem Temperança Liberalidade Magnanimidade Mansidão Franqueza Justiça

n n n n n n n

ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n

IMPORTÂNCIA DA ÉTICA
A ética é importante? 1.- Proposta de currículo para Cursos de Computação da “Força Tarefa” ACM + IEE,1991 ( Computer Ethics, p. 271, 272, 280). 2.- JURAMENTO DO FORMANDO EM COMPUTAÇÃO

n

n n

n

n

“Juroexercer minha profissão com seriedade, dinamismo e criatividade, mantendo-me fiel aos princípios da honestidade e ética profissional, fazendo com que as máquinas ajudem os homens e estes jamais se tornem máquinas. Faço este juramento consciente e livre, sob minha palavra de honra”.
3.- Matéria inserida no “provão” do MEC, em diversos cursos (O Estado de S. Paulo). 4.- Nosso currículo, nossaobrigação.

n

n

ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n

IMPORTÂNCIA DA ÉTICA Problemas trazidos pela Tecnologia da Informação (?!)
- Roubo de software Hacking Virus Invasão de privacidade Super-dependência de máquinas “inteligentes” Stress de trabalho Crimes por computador (contra pessoas - contra instituições) Confiabilidade e problema da qualidade do “software/hardware” Implicações sociais(desemprego, saúde, exclusão social, agressão ao meio ambiente, ...) etc.

n

n n n n n n n n n n

ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n

CLASSIFICAÇÕES DA ÉTICA A) Quanto ao resultado do comportamento: 1 – Ética absoluta (apriorística); 2 – Ética relativa (factual, experimental). B) Quanto ao aspecto histórico (sobretudo ocidental): 1 – Ética empírica (em contraste com a éticaracionalista) 2 – Ética dos bens 3 – Ética formal 4 – Ética de valores

n

n

ÉTICA – CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES
n

A.1 – Ética absoluta (apriorística);
CONCEITOS: Seu enfoque para explicar o mundo é a razão (constrói a teoria explicativa e vai ao mundo para ver sua adequação). Cada ser humano tem uma bússola, um semáforo (a consciência, a razão) inato que indica racionalmente o que é bom e o...
tracking img