Ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Interamericana de Porto Velho - RO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

ÉTICA GERAL

VIVIANE REGINA GONÇALVES

PORTO VELHO
2011

Faculdade Interamericana de Porto Velho - RO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

VIVIANE REGINA GONÇALVES

ÉTICA GERAL

Trabalho apresentado ao Docente Marcos Araújo da Faculdade Interamericana de PortoVelho como requisito à obtenção de nota na disciplina de Ética e Legislação Profissional.

Docente: Marcos Araújo

PORTO VELHO
2011
RESUMO

O presente trabalho pretende abordar a Ética Geral, quanto a sua origem, o seu conceito para alguns doutrinadores, o valor estimado, a moral e os costumes. Por se tratar de um relevente tema a ser estudado e devidamente analisado em seus aspectos maisimportantes será abordado detalhadamente alguns exemplos mais comuns do cotidiano.

Palavras–chave: Ética Geral. Origem.Valor. Moral.

ABSTRACT

This study addresses General Ethics, as to its origin, its concept for some teachers, the estimated value, morals and customs. Because it is a relevente theme to be studied and fully considered in its most important aspects will be discussed indetail some common examples of everyday life.

Keywords: General. Ethics. Origem. Valor. Moral.

SUMÁRIO

Introdução 06
1 Ética Geral 07
1.1 Origem 07
1.2 Conceito 08
1.3 Valor ...................................................................................................................08
1.4 Moral 09
1.5 Costumes 10

2 Considerações Finais 11

3 Referências Bibliográficas 12INTRODUÇÃO

O tema abordado neste trabalho é a Ética Geral. A idéia deste trabalho pretende afirmar o raciocínio de que um acervo de dados sobre o assunto exposto pode contribuir para que ocorram melhorias, tanto no efetivo das pessoas quanto no desempenho técnico.
O método de abordagem utilizado para a realização deste trabalho foi o indutivo, associado ao tipo de pesquisabibliográfica, estabelecendo uma verdade universal. Com intuito de chegar a uma conclusão de ordem determinada, específica e particular.
De acordo com o plano metodológico elaborado para o desenvolvimento da matéria a ser desenvolvida, o tipo de pesquisa será bibliográfico, baseado na análise da literatura de autores consagrados, artigos, revistas e livros referentes ao tema exposto.
Otrabalho abrangerá o estudo do instituto em apenas um capítulo, que para o presente momento é suficiente. Inicialmente, será abordado a origem, os aspectos históricos da Ética Geral e sua evolução nos tempos, também será abordada o conceito, o valor, a moral e os costumes, bem como a sua definição e as suas características.

1 Ética Geral

Ética é o nome geralmente dado ao ramo dafilosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter. Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privadaquanto em público.[1]
Aristóteles afirma que não estudamos Ética para saber o que é a virtude, mas para aprender a fazer-nos virtuosos e bons, de outra maneira, seria um estudo completamente inútil.[2]
O homem percebe de modo espontâneo a bondade ou a maldade dos atos livres: qualquer pessoa tem a experiência de certa satisfação ou remorso por ações realizadas. A partir daconstatação desse fato, surgem perguntas acerca da qualificação da conduta humana: que são o bem e o mal? por que isto é bom ou mau? A resposta a essas indagações leva ao estudo dos atos humanos enquanto bons ou maus. Assim, a Ética é a parte da Filosofia que estuda a moralidade do agir humano, isto é, considera os atos humanos enquanto bons ou maus em um sentido muito concreto, não extensível aos atos ou...
tracking img