Ética e o saber científico

Páginas: 33 (8127 palavras) Publicado: 21 de março de 2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................02
I. AS CARACTERÍSTICAS DO SABER CIENTÍFICO................................................05
II. OS LIMITE DO SABER CIENTÍFIFCO....................................................................06
III. A ÉTICA NA PESQUISACIENTÍFICA....................................................................07
IV. A QUESTÃO DA BIOÉTICA....................................................................................11
V. ÉTICA NA PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS..................................15
VI. COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA.......................................................................17
VII.CONCLUSÃO..........................................................................................................19
VIII. RESOLUÇÃO(ANEXO).......................................................................................... 21
IX. BIBLIOGRAFIA........................................................................................................25

INTRODUÇÃO

De acordo com os autores de várias bibliografias,na qual está sendoabordado neste trabalho. Este, tem por finalidade investigar a Ética na Pesquisa Científica:a importância da ética científica e sua função; a característica e limite do saber científico;Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos;a revisão da ética de protocolo de pesquisas e considerações; a complexidade do saber moderno na ética científica;um novo espaço para a ética diante da crise dacientificidade e objetividade; a questão da neutralidade científica;o que o comitê de ética nos diz a respeito disso.
Este trabalho pretende mostrar o assunto, numa concepção mais atual. A preocupação maior dos autores é colocar a questão dos problemas éticos,sendo mais delicado e associado a diversas populações humanas,como as crianças,prisioneiros,pacientes de hospitais de doenças mentais e outras doenças,porque eles não podem dar um consentimento apropriado.
As discussões são em torno de novas questões éticas nas biociências,como em pesquisa com seres humanos que vêm ganhando destaque cada vez maior em nosso país. Esses dilemas éticos são continuamente debatidos e revisados pelos comitês ,CEP(Comitês Ética em Pesquisa) e CONEP (Comissão Nacional de Ética na pesquisa).Com isso todos sãoconvidados a entrar no debate, não importa a forma como se vinculem à pesquisa,seja como usuário de seu resultado,no casos dos médicos e outros profissionais,ou seja, exercendo a cidadania.
A ética na pesquisa diz respeito exclusivamente à ética do pesquisador,questionando delimitação das regras sociais e limites dos cientistas. Tem como contribuição no controle do agir para evitar conseqüências daspesquisas no campo científico.
Na antiga Grécia,o conhecimento científico,os homens aspiravam a um conhecimento que se distinguisse do mito e do saber comum,os sábios se ocupavam da filosofia e a ciência.Sócrates buscava a definição dos conceitos,por meio da qual pretendia atingir a essências das coisas. Platão mostrava o caminho que a educação do sábio devia percorrer para ir da opinião(doxa) àciência(epistime). Só na Idade Moderna ocorreu a separação e cada uma delas buscando seu próprio caminho,ou seja, seu método pela qual se fará o controle desse conhecimento.
A utilização de métodos rigorosos permite que a ciência atinja um tipo de conhecimento sistemático,preciso e objetivo segundo do qual são descobertas as relações universais e necessárias entre os fenômenos,o que permite prever osacontecimentos e também agir sobre a natureza de forma mais segura.
Cada ciência passa se tornar então uma ciência particular,no sentido de ter um campo delimitado de pesquisa e um método próprio. As ciências são particulares na medida em que cada uma privilegia setores distintos da realidade. Por outro lado são também gerais,no sentido em que as conclusões não valem apenas para os casos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saber Científico
  • saber espontaneo e saber cientifico
  • Saberes Cientifico
  • O saber científico depende do saber ético?
  • Resumo O nascimento do saber cientifico
  • Dos saberes espontâneos ao conhecimento científico
  • Senso comum e saber científico
  • esquema do saber cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!