Ética e sustentabilidade: questões de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE: QUESTÕES DE VIDA
Ellen de Oliveira Monteiro[1]
Albert Einstein certa vez inquiriu: Qual a pergunta mais importante que você pode fazer em sua vida? E ele mesmo respondeu: o universo é um lugar amistoso ou não? E por amistoso pode-se entender como estima, ternura, respeito que une os seres humanos, natureza e universo, enfim, chega-se à ecologia, conforme seufundador, Heckel: a preocupação com o habitat comum da humanidade.
A técnica moderna que hoje se vislumbra introduziu na sociedade ações de dimensões tão diferentes, com escopo e conseqüências tão imprevisíveis que os valores norteadores dos cidadãos e os limites da ética anterior já não servem mais para uma reflexão e possível controle dos avanços. A separação do progresso científico,biotecnológico e reflexão ética, deriva de diversos fatores, podendo-se citar o interesse por poder donde utilizar as descobertas tecnológicas como mecanismo de dominação.
Com a carência de ponderação ética acerca do uso da biotecnologia, por não raras vezes o meio ambiente se vê profundamente prejudicado, ora sendo usado como objeto das pesquisas, ora sendo atingido pelo descaso, falta de comprometimentocom o futuro da humanidade, havendo um abismo entre o ser humano e o mundo terrestre que ele habita. Essa situação é constatada pelos inúmeros projetos que visam socorrer o meio ambiente, literalmente colocando “Bandaid” em câncer...
Em vista das preocupações advindas do progresso, que punha em risco o futuro da vida nesta Terra, a visão ecológica - que se restringia à preservação ambiental- ensejou necessárias e urgentes cogitações que levaram a um esclarecimento acerca do desenvolvimento sustentável. O próprio conceito de Desenvolvimento Sustentável se restringia a manutenção dos ecossistemas em suas características originais, sem interferência nenhuma da mão do homem. Neste sentido, as Teorias de Desenvolvimento Sustentável trazem contribuições.
Está-se frente a avançosbiotecnológicos que ocorrem com rapidez impressionante e resultados imprevisíveis. Estes avanços contam com investidores movidos por fortes interesses, que às vezes provocam até mesmo uma determinada “cegueira” quanto às conseqüências de seus atos. Assim, como garantir uma ação ética? Para tanto é proposta uma estratégia de inserção que dê maior autonomia e permita garantir os princípios éticos dedesenvolvimento sustentável, considerando que um país como o Brasil trata de problemas de três ordens: falta de profissionais; falta de infraestrutura e dificuldade de adequação dos padrões legais e das diretrizes operacionais em uma área em constante transformação.
Entendendo-se a ética como uma reflexão filosófica sobre a moralidade e moral como conjunto de costumes, regras e modo de ser queefetivamente guiam o comportamento humano na busca do bem, se faz urgente buscar o resgate das ponderações éticas e neste âmbito a bioética pode ser de muita valia. A bioética, hoje, propõe a reflexão crítica da prática científica; é uma ferramenta indispensável para a construção de uma ciência pautada na ética, respeitando as formas de vida e o ambiente, sendo interessante relacionar teoriasambientais com bioética, para construção de uma nova perspectiva social.

Crise na relação entre avanços científicos e reflexão ética

Vive-se numa era em que a tecnociência é dotada de um poder quase ilimitado de exploração da natureza; a tecnologia assumiu o caráter de um poder quase incontrolável, de maneira que o homem está inteiramente subjugado a essa ciência.
Há uma buscadesenfreada por facilidades que tragam ao homem rapidez, comodidade, esforço mínimo, alcances antes inimagináveis, bem estar... Muitos investimentos são feitos nas áreas de estudo que se empenham nesta busca; sobretudo nas pesquisas que acarretarão retorno financeiro imediato e superação nos lucros, em pesquisas que trarão situação de poder a alguma classe. Nesse caminhar é que se perdem muitos valores...
tracking img