Ética e responsabilidade no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O cuidado é uma característica inerente ao ser humano. Sem ela, o homem se transformaria em um animal; deixaria de ser o que é, já que é essa apreciável qualidade que difere os homens dos bichos. Naentre as pessoas – de forma direta ou virtual –, o cuidado está sempre vinculado ao ser humano.
O trânsito é um bom exemplo de como devemos nos comportar para que a convivência seja a mais pacíficapossível entre os seres humanos. Na direção de um veículo, devemos zelar pela segurança daqueles que são mais vulneráveis, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou carros. Ônibus e caminhões,sendo automotores de grande porte, devem ter especial cuidado para com os demais automóveis que trafegam nas vias – além, obviamente, de ter excepcional atenção para com as motos e os pedestres;carros de passeio, devem se preocupar com motos, ciclistas e pedestres; motos devem ter especial atenção aos ciclistas e pedestres; ou seja, os maiores têm o dever de cuidar dos menores. O dever decuidado, uns para com os outros, deve estar completamente vivo, o tempo inteiro, na consciência dos homens. Este cuidado é o que entrelaça as relações interpessoais.
As relações entre as pessoas estãosempre permeadas de cuidado e atenção. Assim, o ser humano é capaz de conviver em sociedade: com vizinhos, colegas de trabalho, amigos e familiares. É claro que cada relação exige um cuidado diferente.Entre vizinhos, por exemplo, cuida-se para que os atos de cada um não ultrapassem a barreira do respeito, incomodando, assim, os demais. Entre amigos, estes laços são mais estreitos; tem-se maisliberdade. Porém, tenta-se sempre fazer com que uma atitude não atinja de modo ruim aquele que está próximo. Já com os familiares, a relação costuma ser tão íntima e prazerosa, que qualquer simples ato decuidado, torna-se algo rotineiro. Os pais cuidam com todo amor, carinho, cuidado e atenção dos filhos. À medida que os filhos vão crescendo, o cuidado tende a diminuir, mas nunca a cessar. Os filhos...
tracking img