Ética e repónsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - BACHARELADO

AGRIPINO SANTOS DA SILVA
EDERSON NEGRINI VIOTO
EVERALDO PEREIRA CARVALHO
JACKSON GOMES DO CARMO
RICARDO EUZÉBIO RIBEIRO SILVA

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCICAL
Módulo VIII

Aracaju – SE
2010
AGRIPINO SANTOS DA SILVA
EDERSON NEGRINI VIOTO
EVERALDO PEREIRA CARVALHO
JACKSON GOMES DO CARMORICARDO EUZÉBIO RIBEIRO SILVA

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCICAL
Produção Textual

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas - Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para a disciplina de Ética e Responsabilidade Social.

Orientador: Profª. Luciane Soutello Koetz .

Aracaju – SE
2010
ÍNDICE

1REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE BALANÇO SOCICAL 3

2. CARACTERIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES EM ESTUDO 6

Organização I 6
Organização II 8

3. BALANÇO SOCIAL 11

Organização I 11
Organização II 14

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS 19

1 REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE BALANÇO SOCICAL

Neste momento será abordado o referencial teórico existente acerca do tema proposto, expondo asconsiderações de alguns autores.
O Balanço Social é um mecanismo utilizado pelas empresas para tornarem públicas as suas intenções e compromissos, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa(RSC), trazendo informações qualitativas e quantitativas.
Relatório de Sustentabilidade Empresarial, Balanço Social Corporativo, Relatório Social e RelatórioSocial-Ambiental são outros nomes utilizados pelas organizações, especialistas e acadêmicos para designar o material informativo sobre a situação da organização em relação a questões sociais e ambientais. (OLIVEIRA, 2008).
O Balanço Social (ZARPELON, 2006) tem como foco demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social.Este é obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto de vista da melhoria da imagem da organização, o Balanço Social é um mecanismo bastante utilizado.
O Instituto Ethos (2009) afirma que o Balanço Social é um meio de dartransparência às atividades corporativas, de modo a ampliar o diálogo da organização com a sociedade. É também uma ferramenta de gestão da responsabilidade social, pela qual a empresa entende de que forma sua gestão atende à sua visão e a seus compromissos estabelecidos em relação ao tema da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e em direção à sustentabilidade.
A publicação de um balanço socialoferece uma proposta de diálogo com os diferentes públicos envolvidos no negócio da empresa que o adota: público interno, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade. A proposta é de que o relatório contenha informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadase indicadores de desempenho econômico, social e ambiental. (ETHOS, 2009). O relatório deve apresentar também um demonstrativo do Balanço Social desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), iniciativas de interesse da sociedade (projetos sociais) e de promoção da responsabilidade social em nível local, nacional e global, entre outros indicadores de desempenho dagestão como geração de riqueza, produtividade e investimentos. (ETHOS, 2009).
É importante enfatizar que este não é um modelo fixo, mas uma estrutura que pode ser usada como base. Com o objetivo de orientar as organizações na aplicação desta estrutura foi elaborado um Guia de Elaboração. Ele não pretende eliminar a necessidade de ajuda externa na preparação do balanço social, mas contribuir...
tracking img