Ética e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética na empresa e no meio ambiente.
Daniel Almeida Denucci¹
Núbia Braga Ribeiro²
RESUMO
O propósito deste artigo é tratar o que é realmente a ética e responsabilidade social nos diversos aspectos que envolve a sociedade. E será correto varias empresas no mundo todo poluir tanto o meio ambiente e deixar o planeta em um estado critico? Nos países desenvolvidos a responsabilidade social estásendo tratada de uma forma mais ampla no Brasil as empresas estão começando a adotar a responsabilidade social.

Palavras-chave: ética; moral; responsabilidade social
-------------------------------------------------

¹Daniel Almeida Denucci – Estudante de Administração pela FAPEM
²Núbia Braga Ribeiro - Professora orientadora deste artigo. Doutora pela USP-SP em Ciências na área de HistóriaSocial e professora no curso de Administração da Faculdade Padre Machado – FAPEM.

Introdução
Existem varias perguntas para responder o que é realmente ética e moral, Marilena Chauí em seu livro convite a filosofia (2004) ela faz as seguintes perguntas “Se eu estiver com fome é ético da minha parte roubar algum alimento para acabar com a minha fome? Será ético da parte dos funcionários dar queixaou não do caso ocorrido?” São essas perguntas que tendem a chegar a um acordo do que realmente é ético para nós vivermos de uma maneira ética, já na politica essa palavra se torna irreconhecível sabemos que não é ético um politico roubar dinheiro dos cofres públicos isso cabe da moral de cada agente cumpri-la ou não. Empresas antigamente visando só o lucro e o crescimento deixaram de lado o meioambiente que hoje está passando por varias causas desagradáveis para o planeta , as empresas hoje adotaram o “verde” como o seu segundo nome e que é possível aumentar os lucros cuidando do meio ambiente.

1. Moral e ética sob enfoque de Marilena Chauí
Marilena Chauí (2004) faz as seguintes perguntas em seu livro convite a filosofia: “Uma jovem descobre que está grávida . Sente que seu corpoe seu espírito ainda não estão preparados para a gravidez. Sabe que seu parceiro, mesmo que deseje apoiá-la é tão jovem e despreparado quanto ela e que ambos não terão como se responsabilizar plenamente pela gestação pelo parto e pela criação de um filho. Ambos estão desorientados. Não sabem se poderão contar com o auxílio de suas famílias. Se ela for apenas estudante, terá que deixar a escolapara trabalhar, afim de pagar o parto e arcar com as despesas da criança. Sua vida e seu futuro mudarão para sempre. Se trabalha, sabe que perderá o emprego, porque vive numa sociedade que os patrões discriminam mulheres grávidas, sobre tudo as solteiras. Receia não contar com os amigos. Ao mesmo tempo, porém deseja a criança, sonha com ela, mas teme dar-lhe uma vida miséria e ser injusta com quemnão pediu pra nascer. Pode fazer o aborto? Deve fazê-lo?” (p.310)
Sobre essa pergunta o que seria ético fazer nessa situação tão complicada não seria moral da parte dela abortar a criança e se esses adolescentes não tivessem famílias? O que fazer nessa hora que fosse de uma maneira ética?
Vimos na nossa sociedade casos como esses que mulheres desesperadas sem saber o que fazer com os seus filhosou que tinham condições de cuidar do recém-nascido jogarem seus filhos no rio, vários bebês achados na lata de lixo, pessoas como essas são denominadas pela sociedade como sem moral, assassinas e por ai vai.
Nesse mesmo enfoque passamos para ética empresarial, mulheres com alto nível de conhecimento se engravidam elas passam a ser discriminadas pelo seu patrão muitas ate sendo demitidas mesmo opatrão sabendo que ela precisa daquele trabalho para sustentar o seu filho e para não vermos casos como de crianças achadas no lixo.
Portanto achar um mundo totalmente ético se torna impossível porque o ser humano é movido de ambições, competição, um querendo estar por cima da outra essas questões destroem a ética.

2. Responsabilidade social
As empresas visando exclusiva maxização dos...
tracking img