Ética e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A obra, Ética e Meio Ambiente, trata-se de um texto de temática ambiental dentro dos quesitos da: ética, educação, religiosidade, história e ciência. O texto faz citações dos Papas que mais citaram o ambientalismo em suas posições e Encíclicas e discute o desenvolvimento sustentável, econômico, o consumismo, e também aborda muito sobre padrões estéticos enfocando a própria beleza daNatureza, além de manifestação divina.

DESENVOLVIMENTO
A dimensão ética do meio ambiente, somente pode oferecer às pessoas um conjunto de princípios e condutas normativas, melhorando as relações entre o cidadão, a sociedade e o meio ambiente. Os textos tentam abordar as questões da ética ambiental de maneira ampla, envolvendo diferentes reflexões no campo da filosofia, da teologia, daespiritualidade, dos movimentos sociais, das culturas tradicionais, da problemática do desenvolvimento sustentável, da educação ambiental, entre outras.
Segundo, Goméz-Heras, a partir do renascimento surgiram dois tipos distintos de interpretação da natureza. Um deles ligado ao ideal galiléico-cartesiano de ciência, com forte quantificação e formalização matemática da natureza. Outro tipo deintervenção surge ao longo da história é o quantitativo—mecânico, no qual seu ponto de partida é que nem todo saber sobre a natureza tem de passar pelo filtro de quantificação e formalização matemática.
Para Goméz-Heras, uma filosofia da natureza qualitativa deve levar em consideração três elementos essenciais: subjetividade, teologia e valor.
Alguns clássicos como Schelling já atribuíram à natureza certasubjetividade, que, embora desprovida de consciência, no sentido antropológico, é apta a ser suporte de valores, propriedades e atividades autotransformadoras. Autores modernos acreditam que vivemos atualmente mergulhados em duas concepções filosóficas muito diferentes: uma sustentada pela racionalidade axiológica e outra sustentada pela cosmovisão matematizante e quantitativa da natureza. Odesafio é encontrar equilíbrio sobre essas duas teorias, fazendo com que a atividade humana se integre com ambas, evitando a perda das dimensões subjetivas, teleológicas e axiológica da natureza.
Para melhor compreender a problemática ambiental é preciso situar a questão perspectiva histórico-evolutiva, pois apenas ela nos possibilita entender de maneira mais global os avanços e recuos próprios datrajetória cultural da civilização ocidental. Nessa civilização podemos reconhecer vários momentos que nos ajudam a repensar sobre a ética ambiental mais adequada.
O primeiro momento seria o cosmocêntrico-inspirador, em que o cosmo é o centro inspirador na compreensão e ordenação da cidade, da sociedade. O segundo momento é o teocêntrico, no qual o processo de aculturação do cristianismo nasociedade ocidental marcou profundamente o pensamento teocêntrico da cultura até os dias atuais.
O terceiro momento é chamado de iluminocêntrico, onde surge no fim da Idade Média com o iluminismo nas idéias e nas artes abrindo espaço para o quarto momento, o cientificentrismo. O quinto momento, o tecnocêntrico, nasceu em decorrência dos avanços das ciências. O sexto momento, o biocêntrico. Seus traçossão registrados na valorização da vida, no repensar evolutivo das espécies e no progresso notável das ciências da vida. E por fim o sétimo momento, o ecocêntrico. Este vai marcando aos poucos se impondo na cultura ocidental, sobretudo pelas grandes preocupações com o meio ambiente.

Na ética, em sua dimensão social, é a ciência das práxis, palavra esta entendida como um conjunto de atividadeshumanas voltadas para a criação de condições imprescindíveis à existência do homem na sociedade. Toda ética denominada ambiental visa um conjunto de condutas normativas que têm por finalidade a articulação das relações entre homem e natureza ou natureza e cultura.
A formação da ética nos ensina que possui uma estrutura formada pelos ethos e pelo hexis. O primeiro é o costume procedente da...
tracking img