Ética e meio ambiente

Páginas: 8 (1996 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo

ÉTICA E MEIO AMBIENTE

Gilziane Faria Fonseca - 63482

Wallace Carlete Fonseca - 202703

Cachoeiro de Itapemirim – ES

Maio/2011

Gilziane Faria Fonseca

Wallace Carlete Fonseca

ÉTICA E MEIO AMBIENTE

Seminário realizado pelos acadêmicos do 5º Período do Curso de Administraçãoorientados pela Professora Joelma Aparecida Zobole, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Ética.

Cachoeiro de Itapemirim
2011
INTRODUÇÃO

A competitividade entre as organizações está cada vez maior, com isso é preciso adotar estratégias diferenciadas que possam permitir a sobrevivência das organizações no mercado. Nesse sentido a gestão ambiental desponta como grande diferencialpara as empresas ao passo que demonstra à sociedade a preocupação com o desenvolvimento sustentável objetivando manter os recursos para as futuras gerações.
O meio ambiente é uma das maiores preocupações da humanidade, sobretudo, em razão da exploração desenfreada dos recursos ambientais para obtenção de lucros econômicos o que acarretou a escassez dos bens ambientais, assim, tornou-seimperioso a harmonização entre os interesses econômicos e os interesses ecológicos.
Com o intuito de atingir referido equilíbrio entre qualidade ambiental e desenvolvimento econômico é necessário que as empresas adotem condutas pautadas na ética.
Ao longo do trabalho será abordado o conceito e a evolução histórica da ética, bem como o surgimento da preocupação ambiental a qual teve como marco aConferência de Estocolmo em 1972, seguida pela Comissão de Brundtland em 1987 e a segunda Conferência realizada no Rio de Janeiro em 1992, conhecida como Rio-92 ou ECO-92.
Na sequência, será demonstrada a necessidade de buscar uma economia sustentável objetivando não só a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações como ainda a própria sobrevivência de uma organização.

1. ÉTICAEMPRESARIAL: CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A ética empresarial pode ser entendida como o conjunto de princípios e valores que norteiam o comportamento adotado pela organização. Nesse sentido bem se posiciona JONES:

“A ética trata dos valores internos que são parte da cultura organizacional e molda decisões referentes à responsabilidade social com respeito ao ambiente externo.Já a responsabilidade social é a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização”. (JONES, 1991, p.366-395).

Desde a antiguidade vários filósofos estudaram e discutiram a respeito do que seria a ética, para Aristóteles ela está baseada nas virtudes e no bem-estar das pessoas, envolvendo os objetivos e osprojetos de vida como meios de encontrar a felicidade.
Na Idade Moderna, o conhecimento humano baseou-se na razão em detrimento da fé, o principal filósofo desse período foi Kant que buscava uma ética universal pautada na igualdade entre homens.
Já Hegel vinculava a ética à política e à história, dessa forma entendia que a ética está baseada no comportamento humano no momentopolítico e histórico.
Cumpre ressaltar que atualmente a ética está ligada a liberdade, sendo vista como a busca por uma vida mais justa, isto é, a consciência ética voltada para uma sociedade mais livre e humana.
O surgimento da ética nas organizações ocorreu, entre outros motivos, em virtude da necessidade de adotar uma postura voltada à responsabilidade ambiental. Atualmente não basta queas empresas se preocupem apenas com a qualidade dos produtos ou serviços, tampouco manter os preços competitivos é o suficiente, urge desenvolver meios de agregar valor às organizações. Nesse contexto, as empresas assumem uma postura que busca atender às necessidades e interesses da sociedade, a utilização consciente dos recursos naturais é um exemplo de que é possível aproveitá-los pensando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e Meio ambiente
  • Ética cristã e meio ambiente
  • Etica e meio ambiente
  • etica e meio ambiente
  • “Ética – Cidadania e Meio Ambiente”
  • etica e moral no meio ambiente
  • ÉTICA E MEIO AMBIENTE
  • Ética, Cidania e Meio Ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!