Ética e legislação profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Este resumo tem a finalidade de orientar o contabilista sobre o cumprimento do código de ética profissional da contabilidade, a fim de estimular a execução da lei e, sobretudoconscientizar o profissional contábil no que tange a integridade, honestidade e ética, zelando pela moralidade da classe e, sobretudo garantindo transparência nos procedimentos contábeis.
Em vista do resumoque vamos ler, a base da ética é a verdade, e quem se apresenta como profissional e não zela por sua competência na orientação técnica a seus clientes, falta com a verdade e atenta contra a ética.A fim de cumprir com o papel que norteia a ética na profissão contábil foi criado o Código de Ética Profissional que tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas,quando no exercício profissional.
O código de ética propôs ao contabilista o procedimento correto do exercício da profissão, a fim de garantir a idoneidade do profissional e, também do patrimônio docliente.
.

2 DESENVOLVIMENTO
No século passado, ainda na fase empírica da contabilidade, a corrupção permeava os vários setores da economia. No período colonial, o rei da província necessitava deuma pessoa responsável pelas finanças das capitanias hereditárias, no entanto, esse serviço era feito pelo contador mas, na intenção de beneficiar os donos das grandes propriedades de terras, osresponsáveis das finanças deixavam ser levados pelo engordo da corrupção, maquiando resultados e outras informações financeiras. Ao longo do tempo, várias foram as mudanças nos procedimentos e fatoscontábeis, porém, a corrupção intensificou gradualmente. Finalmente, no período atual e contemporâneo, a figura do contador passou a ser de extrema importância no desenvolvimento das pequenas e médiasempresas, portanto, a fraude também passou a ser mais freqüente, garantindo, não obstante, ao fracasso de muitos empresários. Afinal, o papel do contabilista é/será de combater essa “doença” que afeta,...
tracking img