Ética e fair-play

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação física e desporto

[pic]

[pic]

[pic]

Introdução

Numa sociedade como a actual, onde as referências e os valores escasseiam, onde cada vez mais convivemos com fenómenos de racismo, xenofobismo, guerras, violência, onde os princípios éticos são com frequência desrespeitados, e se quebram os princípios da igualdade de direitos e a garantia ao acesso a umavida digna, torna-se imperioso reflectirmos sobre as questões relacionadas com a ética e o fair –play, nos mais diversos contextos, sobretudo no mundo do desporto, no qual certamente poderemos deixar o nosso contributo.
O mundo do desporto como campo de vivência social não foge ao espelho da sociedade, o ganhar a qualquer custo, o lucro excessivo, o doping, o desrespeito pelo adversário e pelaverdade desportiva, os malefícios para a saúde dos atletas, o desrespeito pelas regras e regulamentos, a corrupção, a violência são factores preocupantes que nos direccionaram para a execução deste trabalho. Na verdade, trata-se de graves problemas éticos e morais, que nos levam a questionar, que desporto é este, para onde caminhamos, que ética preside à orientação da acção…
Na procura dasrazões que levam a estas alterações de comportamento, na sociedade onde vivemos, elaborámos o presente trabalho, na disciplina de Sociologia do Desporto, pois a pesquisa sociológica pode ajudar-nos a compreender melhor estes fenómenos sociais a partir de vários pontos de vista. É importante referirmos que a pesquisa é feita numa perspectiva de futura intervenção no sentido de podermos darprofissionalidade às tarefas que executamos e tem por base a seguinte pergunta de partida:
- Como podemos contribuir para a dignificação do desporto de que tanto gostamos?

ÉTICA DESPORTIVA

1.1 – Princípios Éticos do Desporto

Desde o nascimento até à morte o ser humano está marcado e marca a sociedade em que se encontra inserido. É difícil entender o comportamentohumano sem ser num contexto social em interacção com os outros. Ser aceite pelos outros, ter um grupo de pertença com afinidades e padrões de comportamento comuns, ocupar um lugar na sociedade são fortes motivações sociais que determinam a vida de cada um. Inerente a este viver em sociedade, o indivíduo submete-se a normas, a padrões de conduta, ao sistema de valores. Assim, as condutas pautadasna ética e na moral dos indivíduos são um processo que começa a ser construído na infância e que se consolidam na adolescência, a partir de um conjunto de experiências vividas em diversos contextos, a começar no âmbito familiar. É desta forma que o homem vai influenciando e é influenciado pelo ambiente onde vive e não é possível compreendê-lo desconhecendo o contexto sócio -histórico e culturalonde habita.
Segundo alguns autores consultados, tomámos consciência que a ética, enquanto realidade sociológica poderá ser observada como esse conjunto de princípios orientadores da acção, num determinado contexto histórico e da maneira como estes se manifestam nas formas de cooperação ou solidariedade, nos usos e costumes que regem as regras da conduta. Segundo Salomé Marivoet[1], a éticaaparece mais vezes associada à religião, à Teologia, ou à Filosofia, do que à ciência, porque quase sempre associamos esta realidade à escolha do bem e do mal, ao modo de ser de cada um, e à educação/formação recebida, ou seja ao “modo civilizado” da natureza humana. No entanto, o conceito de ética é bem mais complexo e para ser compreendido em toda a sua conjectura – física e biológica – o estudocientífico veio substituir os enunciados metafísicos e dar os seus contributos. Refere ainda que os princípios éticos apesar de se apresentarem como acordos ou consensos entre os actores de uma dada configuração social, traduzem em grande parte manifestações de uma dada tradição, podendo ser atravessados por mecanismos de imposição, e também se revestirem de contradições na sua plena efectivação,...
tracking img