Ética e esterilização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As mudanças verificadas na área da saúde nos últimos anos, têm criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercicio da sua actividade. É necessária cada vez mais formação que é essencial e uma oportunidade única para o profissional compreender e integrar-se na complexidade das organizações a que pertence, conseguindoassim adequar o seu desempenho e competência à evolução tecnológica e do conhecimento que tem acontecido recentemente. Assim é um imperativo para todos os profissionais de saúde que desejam manter-se actualizados e envolver-se nos processos de mudança, dentro da esfera da sua intervenção profissional. Ao longo dos tempos temos assistido à procura constante do saber e do aperfeiçoamento dahumanidade. Hoje em dia procuramos o saber, as suas formas de actualização, bem como as condições essenciais para o desenvolver. Dado o elevado nivel de competências exigido hoje em dia realça-se a importância da formação ao longo da nossa vida.
A Ética é um conhecimento que se preocupa com o fim que se deve dirigir o comportamento do Homem e dos meios para alcançar esse fim, é uma ciência que aspira aexplicar a validade das suas afirmações, tentando comprovar porque algo é bom ou mau, justo ou injusto, moral ou imoral perante uma perspectiva universal e necessária. É uma filosofia prática que procura regular a conduta para um óptimo desenvolvimento humano. A ética propõe aperfeiçoar o homem no seu agir.
Todas as profissões implicam uma ética pois as pessoas relacionam-se umas com as outras. Aética de cada profissão depende dos deveres ou da deontologia que cada profissional aplica a casos concretos que podem acontecer no âmbito pessoal ou social.
Kant foi talvez o primeiro filósofo a considerar a dignidade da pessoa, para ele tudo tem um valor, um preço, uma dignidade. O homem é um fim em si mesmo, e é único e insubstituível, não tendo um preço, mas um valor incondicional,intrínseco e absoluto, nunca redutível ao valor relativo das coisas. Kant considera a pessoa como um fim e não um meio para atingir um fim. A dignidade da pessoa traduz o direito que cada homem tem de ser Se a pessoa é um fim em si mesma, ela possui uma dignidade que exige e impõe o respeito.
O profissional de enfermagem deve desenvolver:
- Aptidões cognitivas – estabelecer a relação entre a acção e assuas consequências, fazer a correcta previsão dos resultados da acção, em suma, saber pensar;
- Aptidões técnicas - o desenvolvimento tecnológico e o progresso da ciência, oferecem ao profissional de saúde, a possibilidade de vencer os limites convencionais de intervenção sobre a própria natureza humana, pelo que é necessário desenvolver competências na área do saber fazer;
- Atitudes - Todas asinovações trazem conflitos potenciais entre a competência técnica e a ordem legal estabelecida, pelo que, se o profissional de saúde for dotado de competências éticas, poderá intervir no conflito e tentar encontrar a melhor solução para o resolver, em suma saber estar;
- Valores - O objectivo imediato da educação ética em Ciências da saúde, é o de transmitir valores, moldar o carácter, promoveros princípios essenciais para uma conduta profissional adequada. Há pois a necessidade de formar uma consciência ética da relação, desenvolver competências na área do saber ser.
Destas aptidões resultam competências, valores que definem as atitudes necessárias as quais actualizam as competências em desempenhos adequados para identificar, interpretar e resolver problemas. Quando os doentes sãointernados em instituições de saúde, a Ética cultivada pelos profissionais de saúde, ajuda à tranquilidade e segurança das pessoas doentes.
O pensamento bioético surgiu, não para contrariar o progresso da ciência médica, mas para lhe dar a adequada compreensão de que o doente é um homem que sofre e que a doença é a perturbação da saúde, o que o que significa alteração do bem-estar, do equilíbrio...
tracking img