Ética e educação

Páginas: 9 (2074 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2011
Ética e Educação: - O professor tem obrigação de ser, sempre, um funcionário do humano. O professor é um parceiro priveligiado do aluno, em ordem ao crescimento deste enquanto único entre iguais. 1. O objecto da Ética. 1.1. Definição da Ética. - A Ética á a teoria do comportamento moral dos seres humanos em sociedade. 1.1.1. A Ética como reflexão, influenciada pela ciência - Segundo Luís deAraújo, é possível construir uma Ética rigorosa que se articula com os conhecimentos que vão emergindo a partir das ciências a respeito da realidade humana. 1.1.2. A Ética como ciência. - Segundo Adolfo Sanchez Vázquez, a Ética é uma ciência que interpreta os problemas morais. É a ciência da Moral. Não existe uma moral científica. A Moral é objecto de uma ciência. - Enquanto a moral se reporta acomportamentos concretos, de índole particular, que pressupõem a coexistência da liberdade e da responsabilidade, a Ética diz respeito ao princípio normativo daqueles comportamentos. 1.2. Problemas morais e problemas éticos - Passagem da Moral efectiva – vivida – para a Moral reflexa. Cada ser humano deve resolver por si mesmo, de acordo com o auxílio da norma que reconhece e aceita intimamente, oproblema de como agir de maneira a que a sua acção possa ser boa, isto é, moralmente valiosa. 1.3. O campo da Ética - Ética é a teoria, a investigação ou a explicação de um tipo de experiência humana a que chamamos Moral. A Ética diz respeito ao dever ser e não ao ser ou ao fazer.

1.4. Ética e Filosofia - A Ética filosófica preocupa-se mais em procurar a concordância com princípios filosóficosuniversais do que com a realidade moral no seu desenvolvimento histórico. - A Ética tende a estudar um tipo de fenómenos que se verificam na vida do ser humano como ser social e que designamos por mundo moral. - A Ética não deduz as conclusões de princípios absolutos ou apriorísticos, mas tem as suas raízes na própria existência histórica e social do ser humano. Pressupõe uma concepção filosóficaimanentista e racionalista do mundo e do ser humano, na qual se eliminam instâncias ou factores extra ou super-humanos e irracionais. É incompatível com qualquer cosmovisão universal e totalizadora. - Parte de pressupostos filosóficos básicos como o da dialéctica da necessidade, da liberdade e da responsabilidade. 1.5. A Ética e as ciências humanas e sociais - Os seus actos são morais unicamente seconsiderados nas suas relações com os outros. - A Ética relaciona-se estreitamente com as Ciências Sociais, dado que o comportamento moral não é outra coisa senão uma forma específica do comportamento do ser humano. 2. Problemas fundamentais da Ética 2.1. A consciência moral e o mundo - Imagem da vida humana: - a estrutura empírica e o âmbito em que se constroem os projectos existenciais. - Não élegítimo iludir um certo carácter ontológico com que os valores se apresentam. - O cógito axiológico é, sempre, mais ou menos influenciado tanto por motivações biológicas, quanto por condicionalismos históricos e sociais.

- Tendo presente a organização bio-psico-social, que está presente em cada pessoa, é possível explicar a liberdade humana como sendo resultante de um processo cujas raízesbiológicas determinam a formação de operações cognitivas que, por seu turno, desenvolvem as condições para o aparecimento de alternativas que a consciência – reflexiva e voluntária – expressará sob a forma de comportamentos. - É da reflexão livre sobre a vida que surgem os valores. - Consciência daquilo que sou e consciência daquilo que devo ser. Reflexão moral -> felicidade na dignidade. 2.2 Natureza daÉtica. Fundamentação das normas morais. - A articulação íntima entre as estruturas bio-cerebrais e sócio-culturais do ser humano, e os dados exteriores que se apresentam à consciência, desenvolvem um movimento de abertura à realidade. - O sujeito emite juízos de realidade e juízos de valor. - O conhecimento ético apresenta-se como uma experiência fundamental que se norteia intencionalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica na Educação
  • Ética na educação
  • Etica e educação
  • Ética e educação
  • Ética na educação
  • Etica e educação
  • Ética e educação
  • Ética e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!