Ética e educação

Páginas: 3 (659 palavras) Publicado: 12 de janeiro de 2011
Na actualidade, o acesso à informação é facultado a todo o indivíduo, independentemente do seu estatuto socioeconómico. Somos bombardeados com todo o tipo de informação e, é neste campo, que surge anecessidade premente de saber seleccioná-la, ou seja, escolher o certo do errado. Esta é a realidade que também se verifica na educação. É neste aspecto que nem todos partem do mesmo ponto, pois unstêm acesso à educação e outros não.
Ao falarmos de certo e errado, remetemo-nos para o campo da Ética, pois estamos a reflectir acerca das nossas opções e acções. A Ética é o resultado docontributo crítico das diferentes ciências, que têm vindo a estudar as normas do comportamento humano e, é segundo estas normas, que o indivíduo procura fazer o “bem”, isto é, o que está correcto, de acordocom as suas necessidades pessoais e da sociedade em que está integrada.
Os princípios éticos assumem-se como directrizes regentes do comportamento humano, isto é, balizam as nossas acções deforma a sermos melhores pessoas, que procuram o bem e a dignidade humana. É a partir da análise do nosso comportamento que fazemos uma reflexão acerca dos valores morais. Entenda-se moral como umsistema de normas, princípios e valores que regem uma sociedade, logo, refere-se às regras comportamentais adoptadas pelo indivíduo.
Todo e qualquer ser humana necessita de regras para assim sercapaz de se autocontrolar e de automonitorizar, de acordo com o sistema de valores vigente. Desde tenta idade que começamos a interiorizar e a viver segundo um conjunto de valores e de normas. Podemosconcluir que a Ética está presente ao longo de toda a nossa vida e em toas as áreas do conhecimento. Logo, a educação também se rege pela Ética, uma vez que educar é criar condições para odesenvolvimento do indivíduo, para a sua integração na sociedade e na cultura, assim como para a satisfação das suas necessidades e a realização das suas aspirações. Então, se o acesso à educação não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica na Educação
  • Ética na educação
  • Etica e educação
  • Ética e educação
  • Ética na educação
  • Etica e educação
  • Ética e educação
  • Ética e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!