Ética e educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ética não aplica as coisas propriamente como elas são, mas sim como devem ser, e estabelece os fundamentos que fazem com que os acontecimentos que devem ser ou acontecer não aconteçam. A realidadedos factos nunca corresponde ao modelo dos valores. Não parte da ideia das coisas como são, mas de um dever universal, ideal e racional. Todas as pessoas têm a faculdade da razão, possuem aperspicácia necessária para diferenciar o bem do mal, tendo discernimento.
A Ética rege-se, não só pela conduta do homem, enquanto sujeito a normas, mas pelo senso apreciativo dos
actos do homem,enquanto categorizados como bem e mal.
A estrutura da moralidade conduz a uma designação valorizada. Escolhe-se o que se pode e o que se deve fazer. Escolher implica comparar e valorizar. Em todas associedades humanas há razões para a submissão e razões para a obstinação. A responsabilidade envolve o saber dessas causas e a consideração daqueles a quem se dirige a resposta.
Devido à grandecompetitividade no meio académico, existem alunos que ao tomarem consciência que não conseguirão atingir os seus objectivos por meio dos seus próprios esforços e pensando que existe uma certaimpunidade para com quem pratica fraude académica sentem-se motivados a agir da mesma forma. Sabem que o que fazem é mau, mas pensam que se outros o fazem e não são punidos é porque não é assim tão mau.A conduta do indivíduo é motivada por um conjunto de factores activos e de circunstância. É uma força interior impulsionadora, com uma importância decisiva no desenvolvimento do ser humano. Porisso, a motivação do aluno em relação à forma como vê a escola é um elemento chave.
A origem da motivação é sempre o desejo de se satisfazer necessidades. O ser humano tem uma necessidade plena de serelacionar com os outros que fazem parte do seu ambiente. Essa tendência integrativa da pessoa é o principal factor impulsionador da motivação para muitos dos seus actos.
Por exemplo, se estivermos...
tracking img