Ética e deontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética/ Moral
Tanto a ética como a moral têm um sentido eminentemente prático. No entanto a ética é um conceito mais amplo.
MORAL é um conjunto de valores, regras, proibições e tabus, impostos pela política, costumes sociais, religião e ideologias.
A ÉTICA implica sempre uma reflexão teórica sobre qualquer moral, uma revisão racional e crítica sobre a validade da conduta humana. A ética servepara que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Assim a ética faz com que os ideais e valores provenham da deliberação própria do homem. Podem considerar-se como âmbitos especiais de estudo da ética, o internacional, o profissional, o educacional, entre outros.

Deontologia
A ética de cada uma das profissões depende dos deveres ou“deontologia” que cada profissional aplique aos casos concretos que se podem apresentar no âmbito social e pessoal. Todas as profissões implicam uma ética, uma vez que se relacionam sempre com os seres humanos. A profissão tem como finalidade o bem comum e o interesse público e tem uma dimensão social de serviço á comunidade, que se antecipa à dimensão individual.
A DEONTOLOGIA é o estudo ou ciência do que édevido, significa o necessário, o conveniente, o obrigatório. A deontologia é um conjunto de comportamentos exigíveis aos profissionais, muitas vezes não codificados em regulamentação jurídica.
No sentido da ética deontológica, esta está relacionada com o sentimento de justiça social, embora não possa ser confundida com as leis. Prezar a IGUALDADE e não deixar que as diferenças se tornem alvo dediscriminação por qualquer motivo. Assim a deontologia é uma ética profissional das obrigações práticas, baseada na livre acção da pessoa e no seu carácter moral.

Código de conduta profissional
A ética e deontologia de uma profissão constituem, em conjunto, o nosso código de conduta profissional. O seu objectivo é garantir a segurança da sociedade e defesa dos profissionais face às exigências eprepotências a que possam ser sujeitos. Um código de conduta profissional é um componente essencial indispensável para o exercício livre e responsável de qualquer profissão digna de “confiança pública”.
CREDIBILIDADE, IGUALDADE, CONFIDENCIALIDADE, são alguns dos valores de referência que considero importantes e que devem existir em qualquer profissão.

Gestão de recursos humanos (recrutamento eselecção)
No caso de pessoas à procura de emprego deparam-se várias vezes com processos de recrutamento e selecção de pessoal, por parte de Gestores de recursos humanos das empresas.
Como tal efectuei uma pesquisa sobre os valores que acho mais importantes nos processos de recrutamento e selecção e que acho que devem fazer parte da sua conduta profissional. Os departamentos de recursos humanosdevem pautar a sua actuação por princípios éticos fundamentais.

DEVERÃO EFECTUAR O SEU TRABALHO E ASSEGURAR DESIGNADAMENTE:

O Respeito pela dignidade do outro;

A utilização de métodos objectivos, de acordo com os mais recentes desenvolvimentos técnico – científicos;
A não discriminação de qualquer candidato com base em convicções políticas, religiosas, raciais, entre outras;A recusa de procedimentos que prejudiquem algum candidato, denunciando as situações que lhe pareçam menos transparentes.

A discriminação dos candidatos
Os processos de recrutamento e selecção são muitas vezes alvo de contestações por, directa ou indirectamente, discriminarem candidatos em favor de outros.

A discriminação ocorre sempre que o empregador trata os candidatos de uma formadesigual e não lhes dá as mesmas oportunidades. Há procedimentos que vão contra a lei (embora não haja legislação especifica), por serem claramente atentatórios da igualdade de oportunidades. Vejamos, os inúmeros casos de anúncios que classificam postos de trabalho ou fazem referência explícita ao sexo, estado civil ou familiar, idade, entre outros, dos candidatos.
Trata-se de uma forma de...
tracking img