Ética sexual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética Sexual
Desde o século XVIII a sociedade vive uma fase de repressão sexual, na qual o sexo se restringe a reprodução. O que resta é denominado “amor mal”, que se reduz ao silêncio. Denominar sexo nos séculos passados é muito mais difícil e custoso. Nestes três últimos séculos em seus avanços diários, as coisas aparecem bem diferentes: em torno e a propósito do sexo há uma verdadeiraexplosão discursiva (ADLUNG, Victor, 2012)
A sexualidade é uma parte que completa a vida do homem, pois está presente desde o seu nascimento até a morte e também nas relações e ações entre as pessoas, ou consigo mesmos, enquanto seres sexuados. A sexualidade está ligada em todos os atos da vida do ser humano. Encontra-se marcada pela cultura, pela ciência (filosofia), assim como pelossentimentos, expressando-se com peculiaridade em cada sujeito (SPITZNER, Regina, 2005)
Ao longo do tempo, a sexualidade humana tem sido objetivo em várias pesquisas. Também muito se tem discutido sobre a juventude (adolescência) a fase em que todas as questões da sexualidade se intensificam, com novas experimentações em relação às fantasias sexuais e à atração.
Nessa fase da vida ocorremmudanças de toda ordem. Os adolescentes se deparam com o “mundo de escolhas” são estas deslumbrantes aos seus olhos.
A adolescência é o “tempo da mudança” principalmente alterações biofisiológicas, pode até ser clichê quando se diz que o corpo fala, e não mente. Essas modificações vão pouco a pouco refletindo no estado psicológico, apresentando na maioria das vezes sintomas de depressão, por causa dainsatisfação.
Simultaneamente, o jovem se vê atraído pela sociedade tecnológica, complexa e veloz, na qual o apelo pelo consumismo é irresistível, com isso surge a “aldeia global” onde todos se sentem integrados. O jovem tem à sua disposição todo e qualquer tipo de informação, que traz um forte apelo à sexualidade, são eles, televisão, internet, jogos, seriados, etc.
O adolescente vive em umambiente onde o assunto em foco é o sexo.
Segundo Nunes (1997, p.11)
[...] cada vez mais o consumismo e a pornografia alimentam adolescentes e jovens com sua superficialidade grotesca e objetou, confundindo a qualificação de discursos sobre o sexo ou de atos sexuais como uma verdadeira libertação sexual.

É essas mudanças que interferem nos valores, modo de vestir comportamento, no vocabulário eprincipalmente no modo de se relacionar. A “fábrica do sexo” transforma algumas concepções mais tradicionais e vem preocupando alguns setores da sociedade, um exemplo dessa transformação é a “escolha” sexual.
Segundo Erikson (1972, p.21),
“a formação da identidade emprega” um processo de reflexão e observação simultâneas, um processo que ocorre em todos os níveis do funcionamento mental,pelo qual o indivíduo se julga a si próprio à luz daquilo que percebe ser a maneira como os outros julgam, em comparação com eles próprios e com uma tipologia que é significativa para eles; enquanto que ele julga, julga de maneira como eles o julgam, à luz do modo como se percebe a si próprio em comparação com os demais e com os tipos que se tornaram importantes para ele.

Dessa forma, aconstrução da identidade é um processo social e especialmente pessoal, acontecendo de forma mútua entre o indivíduo e o meio em que está inserido. Assim o adolescente entrará para a fase de maturidade, quando conseguir avançar para mudanças estabelecendo relações dialíticas com o mundo.
Alguns conceitos tradicionais vão sendo rompidos quando se fala de sexualidade, a juventude vemlutando de forma organizada para garantir seus direitos, dentre eles o direito à autonomia, educação e saúde. Em relação à educação sexual esses jovens enfrentam muitos problemas; tem pouco ou nenhum tipo de orientação e muitas vezes se deparam com discursos conservadores na maioria baseado em percepções religiosas que colocam o sexo como um mal a ser evitado.
A diversidade sexual merece...
tracking img