Ética profissional

Páginas: 10 (2401 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
As morais brasileiras - A hibridez no caso brasileiro
A existência de normas sociais implica a possibilidade de infringi-las.
Ao multiplicar as tentações,as sociedades contemporâneas são particularmente propícias à transgressão.
Em julho de 1997, na abertura do programa de televisão Você decide da TV Globo, que introduz episódios polêmicos e solicita aos telespectadores que telefonem,posicionando-se a respeito do final preferido, o apresentador perguntou: “Você abriria mão de seus princípios em nome de uma vida melhor?” Para espanto do diretor, boa parte dos telespectadores que se pronunciaram não teve dúvidas em responder “sim”. O episódio “Cobiça” colocava uma secretária diante de urna oferta criminosa: assumir o papel de “laranja” numa conta “fantasma”. A proposta fora feita porseu chefe, um empresário, dono de uma corretora de valores e envolvido numa fraude financeira. Honesta até então, a secretária sofreu pressões tanto de seu chefe como de seu marido que se dizia ameaçado de morte por causa de dívidas de jogo.
Os espectadores optaram entre três finais: 24,3% disseram que a secretária deveria denunciar o chefe; 27,2% acharam que deveria pedir demissão e silenciarsobre o esquema; e 48,5% consideraram que a secretária deveria aproveitar a chance de melhorar de vida e entrar no esquema. Foi então passado o terceiro final.
Se somarmos os que mantêm uma irrepreensível posição de integridade (a denúncia) aos que preferem afastar-se sem comprometer-se (a demissão e o silêncio), teremos 51,5%, o que revela a ambigüidade que marca com clareza o imaginário brasileiro.As representações mentais brasileiras, entretanto, estão sofrendo o impacto de novos e decisivos fatores e tendem a redefinir-se. Para o Brasil, os anos 90 foram traumáticos. A abertura comercial acompanhou o abandono do modelo protecionista de desenvolvimento e coroou a falência financeira do Estado. Adotou-se, por imposição estrutural, um modelo de integração competitiva no mercado mundial, oque representa um dos mais importantes desafios gerenciais que as empresas já enfrentaram nos anos recentes. O maremoto representado pela Revolução Digital, redesenhando a organização do trabalho, questionando as relações de poder internas às organizações, provocando a formação de empresas cuja arquitetura é absolutamente inovadora, estabelecendo a primazia do mundo dos bits sobre o mundo dosátomos, em íntima conexão com o processo de globalização, que em boa parte condicionou as novas opções estratégicas do país, suscitaram e suscitam a questão da adesão a padrões culturais cosmopolitas. Porque, queira-se ou não, estes transpiram racionalidade capitalista, são veiculados pelas telecomunicações em tempo real e permeiam todas as mídias.
As pedras de toque desses padrões são:
1. Oprofissionalismo que se desdobra em competência técnica, assertividade, isenção, imparcialidade, disciplina pessoal, pontualidade e impessoalidade;
2. A idoneidade nas transações, que se expressa pela honestidade, credibilidade e transparência.
Cada vez mais, não subscrever estes padrões, tão essenciais para o estabelecimento de confiança mútua, pode reduzir a competitividade das empresas. E por queisso? Por duas causas:
1. A maior exposição das empresas à competição internacional;
2. O fortalecimento da sociedade civil e de sua capacidade de retaliar quem não se comporta com lisura.
As empresas que causam algum transtorno a seus stakeholders — pondo em risco sua saúde, prejudicando seu bolso ou frustrando suas expectativas — arriscam sofrer represálias. Atualmente, a questão-chave que selevanta diz respeito à confiabilidade dos agentes econômicos.
Dito de outra maneira, teimar em agir segundo a moral do oportunismo poderia sinalizar miopia por parte das empresas que se pretendam competitivas. No reverso da medalha, a efetiva adesão ao profissionalismo e à idoneidade, abandonando práticas empresariais duvidosas, constitui um virtuoso quebra-cabeça. Porque supõe deliberar sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética profissional
  • Etica profissional
  • Ética profissional
  • ética profissional
  • Ética Profissional
  • Ética profissional
  • Ética profissional
  • Etica profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!