Ética nas relações de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REFLEXÃO ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Carlos Eduardo Laranja
Professor: Rafael Cola Lopes
Faculdade Anônima de Intercâmbio
Administração -Filosofia
11/11/11

RESUMO

As questões econômico-sociais, invariavelmente impostas pela globalização e pelo neoliberalismo fazem com que os cidadãos estejam mais preocupados em “manter seu espaço”, seus bens materiais, defendendo, com unhas edentes, suas idiossincrasias. Não é incomum, na defesa dos próprios interesses, o desprezo pelo ético. O grande complicador nessa história é o comportamento individualista, por vezes direcionado por desejo a satisfação egocêntrica, que advém da sociedade como um todo, podendo levar à grave distorção do convívio no ambiente de trabalho, propiciando o surgimento de termologias contemporâneas antônimasa ética. O assédio moral, como exemplo, transparece bem a fragilidade do contexto dentro das empresas e mais gravemente daqueles que as representam através de cargos elevados. A falta de ética nas relações de trabalho não é um fenômeno novo, pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho ou as próprias definições da ética. A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude ebanalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes, mas remete aos antigos pensadores.

Palavras-chave: Globalização; Ética; Assédio moral.


1 INTRODUÇÃO

Para que possamos relacionar a reflexão ética nas relações de trabalho faz-se necessário entender aorigem da ética, seu significado, sua relação com o ser humano como indivíduo e socialmente, estendendo-se até as profissões.
Ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como parte integrante do pensamento filosófico, que, por sua vez, ficou conhecido como filosofia moral. Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer princípios e pressupostos de compreensão da ética eda moral. ( TOMELIN; SIEGEL, 2007, p.93 )
Existe alguma confusão entre o conceito de moral e o conceito de ética. A etimologia destes termos ajuda a distingui-los, sendo que ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Esta confusão pode ser resolvida com o estudo em paralelo dos dois temas, sendo que moral éum conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. É a “ciência dos costumes”. A moral tem caráter normativo e obrigatório.
Já a ética é “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social”, ou seja,ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A ética teria surgido com Sócrates ( 469-399 a.C. ), pois seexige maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Ou seja, enquanto a ética é teórica e reflexiva, a moral é eminentemente prática. Uma completa a outra.

FIGURA 1 – O HOMEM, A ÉTICA E A MORAL
FONTE: Ferramenta de busca da internet: Google
Também a simplesexistência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, pois é preciso uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais.
Dentro do convívio organizacional do ambiente de trabalho, onde as relações podem se fazer lateral ou verticalmente, independente do posicionamento do indivíduo dentro do organograma hierárquico deve...
tracking img