Ética nas organiza

Páginas: 7 (1577 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
[pic]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Ética e Relações Humanas no Trabalho
Desafio de Aprendizagem

Curso: Tecnologia em Gestão Pública
Tutora presencial: Professora Luciana Resende
Professor EAD: Me. Ana Maria de Vasconcelos Silva
Ana Paula Nascimento de Souza RA: 2306320354
Egnaldo Gonçalves Vieira RA: 2323319645
Gonçalo Alessandrode Oliveira Pinto RA: 2306305847
Ivanildo Soares Pereira RA: 2333318209
José Alves de Oliveira RA: 2321375110
[pic]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Cartaz 1

A falta de ética em uma grande empresa

Infelizmente a falta de ética está presente em todos os setores da sociedade. Quem nunca foi enganado por um vendedor, um dentista, um “amigo”ou até mesmo um parente? Como exemplo dessa falta de ética, citaremos a seguir o caso de uma grande empresa especializada em manutenção de veículos que demonstrou a sua preocupação apenas com o lucro fácil, deixando em segundo plano o interesse do seu cliente.

O cliente em questão levou o seu veículo a uma das filiais da rede de assistência técnica especializada, pois o veículoapresentava um defeito na suspensão, com ruídos incessantes e outros sintomas que apontavam para um desgaste da mesma. Após a verificação do veículo, por um mecânico especializado, foi constatado que várias peças da suspensão do veículo encontravam-se em péssimas condições e deveriam ser trocadas por peças novas.

Após o mecânico emitir o relatório analítico dos serviços a serem executadosno veículo, a área responsável apresentou dois orçamentos. O primeiro, o qual era mais caro, se tratava da execução serviço com a troca das peças danificadas por outras peças novas e originais. O segundo orçamento, que era mais em conta financeiramente, uma vez que as peças danificadas seriam substituídas por peças do tipo “paralelas”. O proprietário autorizou o primeiro orçamento e o serviço foiexecutado, em tese, com peças originais e foi dada uma garantia de 10.000km ou três meses, o que ocorresse primeiro.

Passados dois meses da manutenção corretiva realizada no veículo, este voltou a apresentar os mesmos problemas e o proprietário o levou a outra filial da mesma rede de assistência técnica na qual o veículo havia sido levado anteriormente.

Após aavaliação do mecânico dessa nova filial, constatou-se que diversas peças da suspensão do veículo não estavam em boas condições, colocando em risco, inclusive, a segurança do proprietário, e o mais grave, estas peças defeituosas não eram peças originais do veículo, conforme contratado na primeira manutenção realizada.

O proprietário do veículo, sem mencionar que o veículo havia passado pelomesmo procedimento há apenas dois meses e que o serviço executado ainda encontrava-se sob garantia, autorizou a troca das peças danificadas e novamente, quando da apresentação dos orçamentos, autorizou que fossem colocadas peças originais.

Após a troca das peças, o proprietário apresentou a nota fiscal do serviço prestado anteriormente, informando que o veículo ainda estava sobgarantia e a partir daí houve uma grande confusão, pois o gerente da filial da empresa tentou de todas as formas faturar pelos serviços prestados, o que só não aconteceu porque o cliente ameaçou denunciar o estabelecimento aos órgãos competentes, caso o gerente insistisse na cobrança indevida dos serviços prestados. Após analisar bem situação, além de não cobrar pelos serviços realizados, o gerente aindaofereceu ao proprietário do veículo uma garantia adicional de mais três meses.

Diante deste fato, fica cada vez mais evidente que para minimizarmos ocorrências dessa natureza, algumas ações devem se tornar rotina em nossas vidas sempre que nos sentirmos lesados por alguém ou alguma empresa.

O cidadão precisa, contudo, entender que ele possui direitos e deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ETICA NAS ORGANIZA ES
  • TRABALHO ROSANGELA RH ORGANIZA O CLIMA CULTURA E ETICA a enviar empresa dos sonhos
  • Organiza O Das
  • organiza
  • Da Organiza o
  • ORGANIZA O
  • Quem se organiza?
  • Da Organiza O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!