Ética na educação:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA NA EDUCAÇÃO:
RUMOS PARA UMA PRÁTICA COERENTE

Leonice da Silva Gonçalves
UDESC - Universidade Do Estado De Santa Catarina
Curso De Especialização Em Gestão Escolar
19/10/200

RESUMO

O trabalho apresenta uma reflexão das idéias apresentadas por Terezinha Azerêdo Rios no livro “Ética e Competência”, que destaca a competência do educador e faz uma reflexão sobre a práticaeducacional. Neste sentido, reflito quanto à construção de uma prática pedagógica que subsidie a construção de valores éticos na educação, competente para profissão e para transformação da sociedade.

Palavras chaves: Valores Éticos; Educador; Prática Pedagógica.

1 INTRODUÇÃO

A escola ao ter como tarefa a formação para a cidadania, deve buscar e resgatar a cultura, o conhecimento dos valores,na intenção de se realizar uma educação ética capaz de conduzir crianças e jovens para a autonomia crítica do desenvolvimento de sua personalidade com bases mais sólidas. Na linha de pensamento, manifesta-se Terezinha A. Rios: “Todos os homens são cultos, na medida em que participam de algum modo de criação cultural, estabelecem certas normas para a sua ação, partilham valores e crenças.” (p.33). Isto implica em programas atualizados, projetos bem elaborados, currículos flexíveis e adaptáveis, profissionais interessados respeitando o ritmo individual e grupal do trabalho, do processo de mediação do conhecimento no seu desenvolvimento integral. E, acima de tudo, requer convívio democrático para que haja troca de experiências entre todos os envolvidos nesse processo.

A dimensãoética das ações implica em um posicionamento em relação aos valores estabelecidos culturalmente por segmentos da sociedade/grupos sociais. Torna-se necessário a elaboração de critérios que classifiquem ações boas ou más, corretas e inadequadas, que orientem e justifiquem a escolha, compreender que a vida humana implica na prática de usos e costumes, que foram se diferenciando ao longo dos tempos, emdiferentes lugares, construindo-se assim normas e valores que são diferentes em diferentes culturas.
A educação deve abrir espaços para que seja possível a reflexão crítica da cultura. Ela deve causar transformações, que a princípio deve modificar o interior de cada sujeito, para engajar-se nas lutas e tentar modificar o contexto social em que está inserida. Logo, a escola, como diz amesma autora, “é o espaço de transmissão sistemática do saber historicamente acumulado pela sociedade, com objetivo de formar os indivíduos, capacitando-os a capacitar como agentes na construção dessa sociedade.”(p. 34).

2 A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.

A educação é uma socialização das novas gerações de uma sociedade e, enquanto tal, conserva os valores dominantes (a moral)naquela sociedade. A educação é também uma possibilidade e um impulso à transformação: desenvolvimento das potencialidades dos educandos.

A escola, no que se refere ao conjunto de práticas, deve privilegiar as interações e as trocas das diferentes experiências, assumindo uma postura de parceria, organizando sua riqueza de recursos, consequentemente, assumindo seu papel importante frente arealidade, que é de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, buscando a realização plena do desenvolvimento dos indivíduos. Ela, como espaço do saber e do conviver deve propiciar o reconhecimento da realidade e desenvolver a tolerância pela diversidade humana, observando as diferenças ético-culturais da sociedade e, desta forma, aprendendo a respeitá-las politicamente.Faz-se necessária, também, uma discussão metodológica da prática, exigindo um pensar coletivo em busca de possibilidades inovadoras. Possibilitando que os educadores contemplem a significação dos fatores que levam à situação geradora dos problemas e que intervenham ações bem produzidas, discutidas, em que se instaure a motivação e o prazer em aprender. Para isso, todos os envolvidos devem estar...
tracking img