Ética na avaliação psicológica

Páginas: 9 (2167 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
Ética na Avaliação Psicológica

Carla Sofia Coelho Serra,
 

Resumo: A Avaliação Psicológica é uma das partes mais relevantes e presentes na prática do psicólogo. Como actividade contínua do trabalho do psicólogo a avaliação psicológica mostra-se grande importância e complexidade, nomeadamente no que se refere à ética a ela relacionada, são várias as especificações nos documentosreguladores acerca desta área específica, além disso a sua prática coloca aos profissionais questões algumas éticas que não se encontram noutras actividades. Problemáticas referentes a confidencialidade, competência, formação e treino, novas tecnologias de avaliação e algumas questões relacionadas com a escassez de instrumentos válidos e aferidos para a população a avaliar são temas éticos frequentes.
 Palavras-chave: ética, avaliação psicológica, instrumentos de avaliação, competência.
 
Abstract: The Psychological Evaluation in one f the most relevant and present pasts in the practice of the psychologist. As a continuous activity of the psychologist work the psychological evaluation shows it self of great importance and complexity, namely in ethical concern related to it, there are severalspecifications in the regulators documents about this specific area, beyond that it’s practice dispose ethical questions to the professionals that aren’t find in other activities. Problematical about confidentiality, competency, education and training, new evaluation techniques and some questions related to the lacking of valid and surveyed evaluation instruments to the population in study arefrequent ethical themes.
 
Key-words: ethic, psychological evaluation, evaluation instruments, competency.
 
Introdução
A Avaliação Psicológica é parte essencial e sempre presente na prática da psicologia, trata-se pois de um processo contínuo de aquisição de informações, podendo recorrer-se a vários métodos, técnicas e/ou instrumentos, assim como a vários agentes e/ou fontes de recolha dasinformações, a avaliação psicológica passa pela compreensão do sujeito e dos seus problemas, mesmo que para fins de investigação, pela verificação de hipóteses acerca dos seus comportamentos e tem, normalmente, em vista o diagnóstico, e o contributo, potencial, das informações obtidas para aconselhamento ou psicoterapia, portanto, a Avaliação Psicológica pode ser entendida como omnipresente num processode psicoterapia, aconselhamento, investigação, etc. e por isso as questões éticas surgem com frequência em vários aspectos relacionados com, por exemplo, os psicólogos, os testes, os pacientes, etc.
 
Ética na Avaliação Psicológica
            Podemos encontrar alguns problemas éticos específicos da Avaliação Psicológica, como por exemplo a dificuldade em conciliar o respeito pelos direitosfundamentais da pessoa, tais como vida privada, liberdade ou confidencialidade, com o próprio processo de Avaliação Psicológica, pois para obter toda a informação relevante para o diagnóstico dos sujeitos é necessário multiplicar as avaliações sobre as várias características da pessoa o que pode requerer o recurso a vários métodos, instrumentos ou informadores, traduzindo-se numa invasão dosaspectos singulares da pessoa e dos seus contextos de vida. Em alguns casos extremos, como por exemplo um cliente com ideias suicidas em que pode haver a necessidade de protecção da integridade da pessoa, o respeito pelo princípio de autonomia individual e da confidencialidade podem ser abandonados em defesa de outros princípios éticos.
            Outro problema ético prende-se com o princípio decompetência directamente relacionado com a Avaliação Psicológica, a competência do psicólogo, em Avaliação Psicológica, pode ser comprometida por «heurísticas, enviesamentos e erros» relatados e explicitados por Mário Rodrigues Simões (1993) (Anexo A).
            Segundo o autor a mecânica da Avaliação Psicológica é caracterizada da seguinte forma: “os julgamentos clínicos e as tomadas de decisões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ETICA NA AVALIACAO PSICOLOGICA
  • A Etica Na Avaliacao Psicologica
  • Ética na avaliação psicologica
  • Avaliação psicológica para cnh exige ética
  • Avaliação Psicológica
  • Avaliacao Psicologica
  • avaliação psicologica
  • Avaliação Psicológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!