Ética na administração e responsabilidade social do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Creio que a responsabilidade social da empresa está intimamente ligado à visão de ética que seus administradores têm. Sem querer entrar em profundas conceituações de ordem filosófica, e mais no sentido de despertar a reflexão do leitor, seguem algumas considerações a este respeito.

1. Moral e Ética
Gostaria inicialmente, sem grandes pretensões, como disse, de fazer uma certa distinção entremoral e ética. Existem muitas interpretações desses dois conceitos na praça; optarei por uma delas como premissa da reflexão.
Entendo que a moral é, basicamente, uma ordenação, uma hierarquia de valores. O que é realmente mais importante para mim? Qual é o ideal, quais são as idéias que dirigem a minha vida, qual é o sentido que dou a ela? O que eu considero positivo e o que é negativo paramim? Afinal, qual é a distinção que faço entre o bem e o mal?
Estas definições serão determinantes na minha busca da felicidade. Na medida em que eu conseguir realizar na minha vida os valores que considero positivos, poderei ser feliz.
A moral, sendo ordenação de valores, orienta os posicionamentos que assumimos em função das decisões que tomamos a cada instante de nossa vida. Essesposicionamentos têm um papel fundamental na vida da sociedade como um todo.
Alguns conceitos como “aqui e agora”, como ecologia, como prazer, realização e até mesmo amor e sexo têm muito a ver com a hierarquia dos meus valores. O fato é que somos constantemente chamados a tomar decisões nas quais, consciente ou inconscientemente, os valores que orientam as nossas vidas são envolvidos. Se, ao tocar odespertador, de manhã, eu resolvo continuar dormindo ou levantar-me, estou fazendo uma escolha entre valores.
A ética, por sua vez, é ação. É a maneira de pôr em prática os valores morais. É um sistema de balizamento ou de codificação para ser usado na tomada de decisões. É a forma de traduzir a moral em atos. Por exemplo, a verdade pode estar numa posição alta na minha hierarquia de valores. Masem si, dizer que a verdade ocupa um lugar importante na minha vida só vai me levar a um estado de contemplação! Praticar a verdade nos meus atos, não mentir, ser autêntico, estes são princípios éticos que, em função da importância que dou ao valor verdade, posso querer inserir na minha vida, na minha maneira de agir.
Até aí, parece bastante simples. Mas, na realidade, a prática de princípioséticos é bastante complexa, pois a ética se exerce no espaço que se situa entre o que “É” e o que “DEVERIA SER”. É a constante diferença que existe entre estender a mão e alcançar (“reach and grasp”). São as nossas atitudes na vida que requerem uma firme e clara visão dos valores morais que elegemos seguir.
Em conseqüência, já na nossa vida individual e particular, somos constantementeconfrontados com dilemas éticos (como no caso do despertador). Se transpusermos isso para o mundo dos negócios, da administração, os desafios são ainda muito maiores.

2. Ética nas relações humanas e nos negócios.

Os atos humanos são, na sua quase totalidade, atos relacionais. Ou seja, são atos que se realizam no relacionamento com o outro ou com os outros. É neste relacionamento que os valores tomamcorpo, quando tratamos com uma ou mais pessoas, com a comunidade, com a sociedade (que seja na família, na escola, na empresa, na sociedade...).

Do ponto de vista da ética, destacaria duas atitudes que se destacam como possíveis neste relacionamento:
A ética do interesse próprio
A ética orientada para o outro.
Na ética do interesse próprio, você proporciona algo ao outro, porque é deseu interesse fazê-lo.
Esta perspectiva – cujas sementes foram plantadas pelo filósofo Thomas Hobbes 1, no início do século XVII – tem imensas repercussões no âmbito empresarial, principalmente nas posições de Milton Friedman, da famosa escola de Chicago e do capitalismo do laissez-faire, ou, mais atualmente, do liberalismo e do neoliberalismo.
De acordo com os seguidores dessa escola, a...
tracking img