Ética, filosofia e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História da filosofia é a exposição crítica e metódica dos principais sistemas e das mais importantes escolas filosóficas.
Do pensamento nascem as ações dos homens. Toda a revolução social oupolítica tem a sua explicação última num movimento de idéias.
E foi tentando explicar o mundo, com as suas concepções nas diferentes fases da inteligência humana, que desfilaram no decorrer da históriagrandes pensadores, como Sócrates, Tomás de Aquino, Descartes, Kant, Scheler, Bergson, Sartre e tantos outros.
O pensamento exprime-se no direito através de palavras e escritos, que regulam as relaçõeshumanas éticas. Ele está intimamente ligado à linguagem usada pelos aplicadores do direito.
As tentativas de conceituar categorias das chamadas ciências sociais ou culturais têm sido bastantetormentosas ao longo da história da Filosofia. Não obstante, sempre se procurou, com maior ou menor grau de frustração quanto aos resultados, enfrentar o grande desafio que nos traz a necessidade de separarda objetividade dos significados a serem construídos, o sentido emocional que impregnam os significantes utilizados.
Tratando-se de Ética e Direito, palavras que polarizam enorme carga emocional porparte do estudioso, essas dificuldades se mostram bem evidentes. A emotividade que lançamos sobre essas categorias, que já se incorporaram ao nosso patrimônio espiritual, forma uma capa que dificultao acesso ao mínimo de racionalidade e de objetividade que nos permita fugir de proposições meramente emotivas, para adentrarmos epistemologicamente na análise dos conteúdos.
Fazemos esta observaçãointrodutória para exteriorizar nossa preocupação com as imperfeições que devam brotar das tentativas realizadas, com o propósito de demonstrar a possibilidade de tratamento objetivo na delimitação deterritórios comuns da Ética e do Direito.
Se aceitarmos que, na justificação do direito vigente, deve-se considerar a tábua de valores aceita pela sociedade em referência, então a Ética, enquanto...
tracking img