Ética empresarial

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres.

A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. No consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem e o que não tem.

Consumerismo = é uma perspectiva que visa tornar os consumidores menos dependentes do consumo e mais racionais nas suas escolhas.

Consumismo= é o excesso de consumir produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É um ato compulsivo.

Oneomania = é uma doença que faz com que o indivíduo compre compulsivamente,

O comprador compulsivo é aquele que se satisfaz não com o objeto da compra, mas com o ato de comprar. Por isso, ele pode literalmente comprar qualquer coisa que lhe surja na frente. O ápice de sua satisfação se dáno momento da compra.

Consumo consciente = é o ato de buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas deste ato não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e também a natureza.

A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania

Consumo Verde = éuma tentativa de fazer os consumidores comprarem bens ou serviços que não agridam o meio ambiente.

Consumerismo “verde” é uma tentativa de fazer os consumidores comprarem bens ou serviços que sejam ecologicamente corretos

Consumerismo ético = é aquele voltado para o consumo de produtos ou serviços das empresas voltadas para a função social.

Idec = tem a função de prestar serviço deorientação exclussivo a associados com conflitos de consumo.

10)Todavia, a disponibilidade de novas tecnologias, a mudança da legislação e a pressão exercida pelos consumidores, fizeram com que alguns representantes do setor da construção introduzissem novas técnicas de gerenciamento de obras e de uso dos materiais, reduzindo visivelmente o impacto ambiental da atividade. Apesar de ser um movimentoainda restrito as construtoras de maior porte, a chamada “construção verde” vem obtendo um número cada vez maior de adeptos entre os consumidores

Ao contrário da visão clássica, os defensores da “visão sócio-econômica” acreditam que as empresas podem investir em projetos comunitários.

- Suas justificativas são:

- A visão dos clássicos admite que a empresa é uma S.A. A maior parte dasempresas brasileiras é gerenciada por seus donos.

- A abordagem dos clássicos assume que se todas as empresas forem lucrativas, o mercado regulará os fluxos de capital de tal forma a maximizar o conforto da sociedade. A visão “mais social”, ao contrário, acredita que o mercado e os governos por si só não garantem isso.

- A visão sócio-econômica afirma que as empresas (eportanto seus donos) também se beneficiam dos projetos sociais empresariais:

Responsabilidade Social = diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

O conceito de responsabilidade social está em requerer, mudanças culturais, em que empresas e parceiros busquem um processo conjunto, sem prejuízo de para ambas as partes e bonsresultados.

Ela parte da ideia das empresas pensarem em criar e produzir produtos que agridam menos a natureza e tornem a vida da comunidade melhor.

RSE – Responsabilidade Social Empresarial - Pode ser definida como compromisso de uma organização para com a Sociedade, medida através de seus atos e atitudes que afetam toda a sociedade ou alguma comunidade em particular.

Ela parte da ideiadas empresas pensarem em criar e produzir produtos que agridam menos a natureza e tornem a vida da comunidade melhor.

No Brasil, por volta dos anos 60, ocorreram os debates sobre RSE, porém o impulso maior ocorreu na década de 90.

Não se deve confundir RSE com Filamtropia, que é quando o indivíduo só age quando tem voltade de fazer , não age com responsabilidade ou obrigação.

Argumentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica empresarial
  • Ética empresarial
  • ETICA EMPRESARIAL
  • Etica empresarial
  • O que é ética empresarial
  • Ética empresarial
  • Ética Empresarial
  • etica empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!